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Celebrando conquistas e ampliando horizontes

Motorola Solutions celebrou 45 anos de presença no Brasil recentemente com a inauguração de um novo escritório e do Experience Center, em São Paulo

A Motorola Solutions celebrou 45 anos de presença no Brasil recentemente com a inauguração de um novo escritório e do Experience Center, em São Paulo.  A empresa está em crescimento contínuo no país, com uma equipe de mais de 120 profissionais  e projeções de alcançar 200 funcionários no Brasil até o final de 2024.

Nesta entrevista, Gustavo Ancheschi, country manager da Motorola Solutions Brasil, falou sobre a presença da companhia no país, novas tecnologias e sobre o perfil da nova geração de profissionais da empresa, entre outros temas. Acompanhe a entrevista.

 

Assista a entrevista completa

 

Qual a representatividade do nosso país para a Motorola Solutions?

Estamos ampliando muito o número de colaboradores. A companhia mais do que dobrou o número nos últimos dois anos. E a gente entendeu a necessidade de ter um escritório moderno um escritório maior e escritório onde os nossos colaboradores pudessem de fato se sentir bem.

Desde 2018, estamos investindo mais de US$ 12 bilhões em pesquisa e desenvolvimento e aquisições de novas empresas.

É muito importante mostrarmos aos nossos clientes esse ecossistema funcionando, toda a integração e toda a Inteligência Artificial que nós temos por trás dele. Dessa forma, ele efetivamente pode enxergar o benefício na sua operação.

Como foi projetado o Motorola Security Center?

Esse escritório foi projetado detalhadamente para que nossos colaboradores pudessem realizar suas atividades profissionais da melhor maneira possível.

Ao mesmo tempo, esse novo espaço foi projetado para receber clientes e integradores, oferecendo um ambiente completo para demonstrações, reuniões, cursos e treinamentos, com o objetivo de se tornar um centro de referência para tecnologias avançadas de segurança e comunicação.

Desde o início da concepção do projeto, percebemos a necessidade de ter um Experience Center aqui em São Paulo, que é o primeiro da América Latina, em função do crescimento do portfólio do ecossistema da Motorola Solutions.

No Experience Center, a Motorola Solutions configurou estações e bancadas que permitem a demonstração de produtos e soluções inovadoras, desde câmeras e radiocomunicadores até sistemas completos baseados em nuvem.

Quais são os parâmetros que a Motorola Solutions  utiliza para adquirir novas empresas?

Como somos uma empresa global, temos mais de 100 mil clientes no mundo, atendemos e operamos em mais de 100 países. Então, o primeiro parâmetro é que o produto tenha nível de excelência global, que ele possa atender a todas as regiões e a Motorola possa entregá-lo em qualquer parte do mundo em que tenha base instalada.

O segundo é que ele se encaixe com o nosso ecossistema. Para isso, ele tem que ter integração, tem que ter sincronia e fazer sentido dentro desse ecossistema de missão crítica. Obviamente, tem que ser um produto robusto e que nosso cliente receba benefícios reais daquilo que está adquirindo.

Você poderia ressaltar os pontos fortes do P&D da Motorola Solutions? Como é que ele está estruturado para atender o mercado?

Nosso time aqui no Brasil trabalha em módulos, em diversos segmentos. Eu acho que a equipe, nossa maior parte da equipe tá distribuída na área de  de centros de comando e controle no softwares de comando e controle e nos softwares de analítico de vídeo, principalmente para trazer inteligência artificial e mais eficiência  na análise das imagens.

Qual é o perfil de funcionário que a Motorola Solutions procura para estar dentro desse local que é tão especial?

Boa parte desses colaboradores trabalha num esquema de home office. Tomamos essa decisão para que pudéssemos ampliar a nossa capacidade de contratação e não ficar restrito exclusivamente ao estado e à cidade de São Paulo. Essa foi uma primeira parte da nossa estratégia.

Também existe uma dificuldade de gestão, que é manter essa cultura de responsabilidade de missão crítica, algo que está muito presente na Motorola Solutions. Esse é o desafio que das lideranças. Por outro lado, é um grande benefício para os profissionais é a diversidade. Aqui dentro temos pessoas de gerações diferentes trabalhando juntas e que trazem insights espetaculares para a companhia dentro do negócio.

Como é o investimento na formação dos profissionais e como trabalham na retenção de talentos?

A melhor forma de se reforçar a cultura da empresa é cria-la a partir da base. Nós temos um programa de Jovem Aprendiz muito forte, muito robusto onde entendemos a responsabilidade social que temos em relação ao jovem aprendiz que chega na Motorola Solutions como uma experiência de primeiro emprego. Ele está aqui para ganhar conhecimento e, por isso, recebe vários tipos de treinamentos dentro da empresa que permitem que ele migre para nosso programa de estágio, que é muito concorrido. Para se ter uma ideia, tivemos mais de 2 mil candidatos para preencher 20 vagas.

Nesse programa, os gestores são muito responsáveis pela formação desse profissional. Graças à capacidade do profissional que a gente conseguiu trazer e a formação que ele recebe, esse jovem já chega totalmente adaptado à cultura da Motorola, ou seja, com essa formação que a gente espera do profissional. Temos muitas oportunidades de porta de entrada para esse profissional desde a área de Engenharia, Marketing, Administração e Desenvolvimento de software. Mais interessante ainda é que times da Motorola dos Estados Unidos e outros países estão enxergando a qualidade do nosso estagiário, o que abre portas para os profissionais até mesmo para uma experiência no exterior.

Qual a receita para  reter esses talentos no Brasil?

Esse é sempre  um desafio. O Brasil está aquecido do ponto de vista de de de Recursos Humanos, principalmente na área de TI. Nós estamos vendo várias empresas da área de TI vindo para o Brasil montando centros de desenvolvimento de software. Nós conseguimos enxergar isso estrategicamente e nos antecipar.  Quando você  tem uma cultura muito forte dentro da empresa e o profissional entende que o trabalho dele impacta diversas vidas esse já é um ponto positivo de retenção. Além disso, temos diversos programas dentro da companhia voltados para o bem-estar do colaborador e para manter um ambiente de trabalho saudável

Dentro de uma organização do porte da Motorola, existem profissionais distintas e com conhecimentos variados. Como a Motorola trabalha essa questão?

Eu acho que de forma muito leve muito tranquila. A melhor forma de você lidar com a diversidade e com as diferentes formas de opinião é estar aberto a recebê-las, e valorizar o pensamento diferente que criar uma cultura de segurança psicológica para  que as pessoas possam ser o que elas realmente são e expressar suas opiniões sem nenhum medo de retalhação ou de julgamento. Se eu tenho um ambiente diverso, eu cubro diversos e cenários e diversos ângulos de uma mesma situação com olhares diferentes. Isso traz para nós uma vantagem competitiva enorme.

Como é a participação desses novos talentos dentro das tecnologias que vocês estão propondo para os mercados de segurança, levando em conta a inteligência artificial e cibersegurança?

Você tocou num ponto importantíssimo. Cibersegurança é fundamental eu acho que nós temos que todas  as nossas soluções por serem soluções de Missão críticas elas são muito focadas na questão  de cibersegurança E hoje como nós temos um centro de desenvolvimento de software que  trabalham o desenvolvimento e a melhoria nos nossos produtos. Esses jovens têm Impacto direto e mais: os jovens brasileiros que trabalham têm impacto direto em soluções de missão crítica e de segurança que rodam no mundo inteiro. Isso é um motivo de orgulho para a gente poder falar que daqui do Brasil nós estamos ajudando a salvar vidas no mundo inteiro e exportando talentos do mercado de cibersegurança para o mundo.

Fale sobre o conceito de Solving for Safer

A filosofia “Solving for Safer” tem como objetivo mostrar como a Motorola Solutions está moldando o futuro da segurança pública e privada. As tecnologias apresentadas são projetadas para reduzir significativamente o tempo de reação a incidentes, permitindo decisões mais rápidas e precisas, especialmente em serviços de emergência. Essas inovações reforçam a segurança e a proteção das comunidades, proporcionando uma resposta mais eficiente e colaborativa a situações críticas. A proposta do Solving for Safer está focada em eficiência e tempo de resposta. Trata-se de trabalhar continuamente para desenvolver um mundo mais seguro em uma época em que as ameaças mudam rapidamente. Nosso desafio com ele é trazer mais proteção para comunidades, ambientes corporativos e o setor de Segurança Pública e fazer isso conectando todos esses pontos de forma integrada, oferecendo respostas rápidas para salvar mais vidas.

Pode dar um exemplo prático?

Quando você tem um estádio onde há reconhecimento facial que automaticamente envia essa base de dados para as agências de Segurança Pública que captam imediatamente uma pessoa suspeita e um sinal de rádio chega para para o policial que está mais próximo, ele faz uma abordagem mais efetiva.

Ao mesmo tempo, quando há um volume grande de pessoas e existem ferramentas tecnológicas que garantem a proteção no local, a  comunidade fica mais segura, a empresa que está promovendo o evento consegue trabalhar mais tranquila e há maior conforto para as agências de segurança pública. É ai que nos colocamos com uma empresa parceira, que está pronta para agir quando surge a necessidade.

A Motorola Solutions é responsável por diversos casos de sucesso, nas mais diversas verticais. Quais deles podem ser destacados?

Eu destacaria três cases específicos, começando pela Adecoagro, que conseguiu aumentar significativamente a segurança de suas operações agrícolas com a implementação de um sistema de comunicação digital da Motorola, reduzindo incidentes e otimizando processos. Outro exemplo notável é o do SAMU-SP, que, ao adotar a tecnologia da Motorola, reduziu o tempo de atendimento à população por meio da localização em tempo real das ambulâncias e do envio de status via rádio, demonstrando como a tecnologia pode salvar vidas ao melhorar a eficiência dos serviços de emergência. Parcerias transformam infraestruturas de mobilidade.

A parceria da Motorola Solutions com a SOCICAM, uma das principais empresas de infraestrutura de mobilidade da América Latina, foi outro destaque apresentado durante o evento. Com a implementação de um sistema de videomonitoramento de alta performance, a SOCICAM conseguiu melhorar significativamente a segurança em aeroportos, terminais rodoviários e urbanos, além de terminais portuários, demonstrando o potencial transformador das soluções de segurança da Motorola em grandes infraestruturas.

 

 

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Eduardo Boni Pontes

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