A equipe de pesquisadores da Check Point Software identificou que o crescimento acelerado da IA está transformando organizações e provedores de soluções em nuvem, gerando uma demanda sem precedentes por infraestruturas de alto desempenho e seguras para inteligência artificial.
Durante o NVIDIA GTC 2025, a Check Point Software demonstrou como está integrando a plataforma de cibersegurança com IA da NVIDIA para proteger, em larga escala, a nova geração de infraestruturas de IA em nuvem.
Os data centers de IA em nuvem representam uma mudança fundamental em relação aos data centers tradicionais. Muitas vezes chamados de “fábricas de IA”, esses centros são especializados na criação, desenvolvimento e entrega de soluções de inteligência artificial que impulsionam a inovação em diversos setores.
“Com o aumento das implementações de IA em plataformas de nuvem e ambientes corporativos, as ciberameaças se tornam mais sofisticadas e complexas. Nossa nova solução, alimentada por DPUs da NVIDIA, oferece uma abordagem revolucionária para proteger os workloads containerizados, detectando e neutralizando ameaças em tempo real, sem impactar o desempenho”, afirma Nataly Kremer, Chief Product Officer e líder de Pesquisa & Desenvolvimento da Check Point Software.
Muitas empresas estão utilizando IA para transformar operações estratégicas, desde a detecção de fraudes e o desenvolvimento de novos produtos até o diagnóstico precoce de doenças. Em todos os setores, a segurança da infraestrutura de IA impacta diretamente os resultados dos negócios e a confiança dos clientes.
O risco é ainda maior nos ambientes de IA em nuvem, para os quais os processos de treinamento podem durar semanas ou meses, processando petabytes de dados confidenciais. Os modelos resultantes representam, na maioria das vezes, um investimento significativo e uma importante vantagem competitiva.
Da mesma forma, os processos de inferência — em que os modelos já treinados interpretam novos dados — precisam de proteção robusta. Uma violação de segurança pode não apenas comprometer os dados, mas também eliminar meses de trabalho e expor propriedade intelectual valiosa.
Segurança da nuvem de IA sem comprometer o desempenho
Com a solução AI Cloud Protect, a Check Point Software estabelece um padrão para a proteção das “fábricas de IA” da NVIDIA e infraestruturas em nuvem. Essa solução permite que provedores de serviços em nuvem e empresas implementem segurança robusta sem comprometer o desempenho acelerado exigido pela IA.
Isso é possível porque todas as funções de segurança operam de forma nativa, integradas à infraestrutura de IA por meio do NVIDIA BlueField-3 DPU, garantindo que os recursos da CPU e GPU permaneçam totalmente dedicados às cargas de trabalho de IA.
Essa abordagem transforma a segurança, de um possível gargalo, em um verdadeiro acelerador de negócios, possibilitando aos provedores de nuvem e empresas que construam plataformas seguras para proteger seus ativos mais valiosos.
As soluções de segurança da Check Point Software para IA abordam vulnerabilidades críticas ao longo das fases de desenvolvimento e treinamento, tanto para empresas quanto para provedores de serviços em nuvem. Além disso, protegem a infraestrutura de IA contra acessos não autorizados, reduzindo o risco de comprometimento de dados e exfiltração de modelos por meio de proteção avançada em nível de rede.
No nível do host, a solução utiliza o acesso direto à memória fornecido pelo NVIDIA DOCA App Shield, garantindo visibilidade total sobre todos os processos em execução nos nós de IA.
Isso permite que a Check Point detecte e bloqueie processos maliciosos, inclusive aqueles presentes em Modelos de Linguagem Extensa (LLMs) baixados publicamente, utilizando as capacidades dos DPUs NVIDIA BlueField.
Visão completa dos processos
A solução da Check Point Software, no nível do host, se beneficia do acesso direto à memória fornecido pelo NVIDIA DOCA App Shield, uma tecnologia que oferece uma visão completa de todos os processos em funcionamento dentro dos sistemas de IA. Isso é especialmente importante, pois é possível um monitoramento e proteção dos ambientes de IA de forma mais eficaz, identificando e bloqueando processos suspeitos ou maliciosos.
Outra grande vantagem dessa abordagem é a detecção até mesmo de ameaças mais complexas, como aquelas presentes em Modelos de Linguagem Extensa (LLMs), que são baixados da Internet e podem ser vulneráveis. Esses modelos, embora poderosos, podem carregar códigos prejudiciais que comprometam a segurança do sistema.
Em resumo, essa solução permite uma proteção avançada para os data centers de IA detectando e bloqueando os ataques antes que possam causar danos, garantindo assim a integridade e a segurança dos sistemas que operam com inteligência artificial. “O uso da IA em áreas como detecção de fraudes, desenvolvimento de produtos e diagnóstico médico precoce está crescendo exponencialmente. A segurança dessas infraestruturas tem um impacto direto na continuidade dos negócios e na confiança dos clientes”, reforça Nataly Kremer.