A DINAMO Networks participa hoje do II Fórum de Cyber Security para o Setor da Saúde que será realizado no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, em São Paulo, mostrando soluções de proteção contra ameaças cibernéticas. O evento reúne profissionais da área da saúde e especialistas em Cibersegurança com o objetivo de compartilhar conhecimentos e disseminar as melhores práticas para a proteção contra ameaças cibernéticas.
Para atender às necessidades das instituições hospitalares, a DINAMO Networks oferece um modelo de cofre digital conhecido, como Hardware Security Module (HSM), inclusive uma solução reconhecida em pesquisas mundiais. Com o uso de um cofre digital, os hospitais ganham em organização, agilidade e redução de custos, além de evitar riscos de perda de documentos. O fator principal é a proteção da instituição, seus profissionais e pacientes, já que o armazenamento possui ferramentas necessárias para evitar ataques de hackers e vazamentos de dados.
“O HSM protege e centraliza as chaves criptográficas, possibilitando o rastreamento de todas as ações executadas dentro do servidor. Nossa plataforma oferece integração com os principais sistemas da área de saúde e com a Assinatura Digital do Prontuário Eletrônico (PEP), facilitando a rotina e trazendo confiabilidade para os documentos digitalizados. É importante que as instituições entendam que também estão na mira dos hackers devido à possibilidade do vazamento de dados sensíveis de médicos e pacientes. Uma vez roubados, os dados de saúde não têm como ser remediados”, explica Marcelo Buz, diretor de negócios em Identidade e Assinatura Digital da DINAMO Networks.
O executivo também será um dos palestrantes do evento destacando a importância da Cibersegurança. Em sua apresentação intitulada “Do problema à solução: Assinatura digital e prontuário eletrônico – Transformação digital na saúde e a gestão do certificado digital”, Buz abordará a importância das assinaturas eletrônicas qualificadas na segurança e confiabilidade dos prontuários, ainda, destacará como essas tecnologias são cruciais para a integridade e validade jurídica dos documentos médicos.
“A transição dos prontuários médicos para formatos eletrônicos tem revolucionado o setor da saúde, trazendo uma série de benefícios que otimizam a prestação de serviços. A facilidade de acesso aos dados médicos permite que profissionais de saúde acessem informações atualizadas de qualquer lugar e a qualquer momento, melhorando a coordenação e a continuidade do atendimento aos pacientes. Além disso, a digitalização reduz significativamente os custos operacionais e facilita a gestão dos registros, resultando em maior eficiência nos processos clínicos e administrativos”, revela o executivo.
Transformação digital repleta de desafios
Ele ressalta, também, que a transformação digital no universo da saúde não está isenta de desafios. Segundo ele, Cibersegurança e a confiabilidade das informações dos pacientes são preocupações centrais do segmento, uma vez que são extremamente sensíveis e valiosos.
“A proteção contra acessos não autorizados, a garantia da integridade das informações e a manutenção da confidencialidade das informações dos pacientes são aspectos críticos que precisam ser endereçados. Além disso, a conformidade com as legislações e regulamentações de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, adiciona uma camada extra de complexidade a essa transição”, comenta.
O diretor da DINAMO Networks explica que as assinaturas eletrônicas qualificadas surgem como ferramentas essenciais para enfrentar esses desafios, pois desempenham um papel fundamental na garantia da integridade, autenticidade e validade jurídica dos documentos eletrônicos.
“Utilizando-se de certificados ICP-Brasil, essas assinaturas proporcionam um alto nível de segurança, assegurando que o documento não foi alterado após a assinatura e que a identidade do signatário é legítima. Isso confere confiança e credibilidade ao processo eletrônico”, diz.