O COP Internacional, que acontece entre os dias 16 a 18 de outubro, se prepara para receber comitivas de profissionais de Segurança Pública que participarão de encontros de classes previstos para acontecer durante o evento, que será realizado no São Paulo Expo.
O objetivo destas reuniões é promover a busca por soluções aos desafios enfrentados no país, além de permitir a integração e colaboração entre as diferentes forças de segurança atuantes no Brasil.
Um destaque da edição deste ano do COP será a realização do encontro dos representantes da Rede Interfederativa, espaço institucional criado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP especialmente para compreender as necessidades específicas de cada região do país, promovendo o diálogo e ações conjuntas entre todos os entes federativos, com resultados diretos à população. O FNSP tem por objetivo financiar projetos, aquisições, atividades e ações nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, observadas nas diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Nacional. Para 2024, o órgão tem mais de R$ 3,5 bilhões de orçamento e vai destinar R$ 1,08 bilhão diretamente aos Estados e Distrito Federal para ações do setor.
Segurança Pública: ponto de convergência
Além do encontro da Rede Federativa, estão previstas a realização de uma mesa de financiamento da segurança pública e de uma palestra técnica da Diretora do FNSP, Camila Pintarelli, durante o COP.
“O COP é um evento reconhecido pela qualidade e pela capacidade de agregação, oportunidade ideal para instalarmos a reunião da nossa Rede, espaço de sinergia federativa em prol do resgate da sensação de segurança”, afirma Camila Pintarelli, Diretora do FNSP.
Durante o evento já estão confirmados os Encontros do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública – CONSESP e dos Conselhos Nacionais das forças de segurança do país, entre eles o Conselho Nacional de Comandantes Gerais – CNCG, Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC e Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM.
Para João Sansone, idealizador e responsável pela organização do COP 2024, promover encontros de diversas classes da segurança pública e defesa durante o evento é cumprir com a missão, de abrir um espaço de diálogo e de crescimento para o setor.
“O COP existe para isso, para que autoridades, profissionais, indústrias e a sociedade possam estabelecer uma aproximação e, a partir disso, sejam desenvolvidas ações direcionadas à melhoria das condições de trabalho e da proteção da população brasileira”, argumenta Sansone.