A Qualcomm Incorporated, uma das maiores companhias de chips do mundo, anunciou a escolha do brasileiro Cristiano Amon para assumir o cargo de CEO da empresa. Amon será o novo dirigente da empresa a partir de 30 de junho deste ano.
O executivo sucederá Steve Mollenkopf, que decidiu se aposentar depois de 26 anos na empresa. Ele ainda será consultor estratégico por um período não especificado.
O futuro CEO da Qualcomm trabalha na empresa desde 1995, quando ingressou como engenheiro. Atualmente, Amon é o presidente da companhia, responsável pelo negócio de semicondutores (QCT) e pelas operações globais.
Antes disso, o executivo foi presidente da QCT e ocupou diversos cargos de liderança técnica e comercial, inclusive na área das plataformas Snapdragon da Qualcomm.
Trajetória no mundo da tecnologia
Ao longo da carreira, Cristiano Amon foi diretor técnico da Vésper, uma operadora wireless do Brasil, e ocupou cargos em empresas como NEC, Ericsson e Velocom Inc. O executivo é formado em engenharia elétrica e possui doutorado honorário pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A escolha de Amon como novo CEO foi unânime pelo conselho de administração da Qualcomm.
“Estou honrado por ser nomeado o próximo CEO da Qualcomm e agradeço a confiança que Steve e o conselho têm em mim. Estivemos na vanguarda da inovação por décadas e estou ansioso para manter essa posição no futuro”, afirma o executivo.