Neste artigo, vamos analisar os dez principais motivadores da mudança de analógico para as câmeras baseadas em IP, para obter um sistema de segurança mais confiável, custos reduzidos e um valor agregado ao seu negócio.
Alta resolução
As câmeras baseadas em IP não estão restritas à baixa resolução das câmeras analógicas.Uma câmera IP de 5 megapixels oferece dez vezes mais detalhes do que uma câmera analógica 4CIF.
Muitas câmeras analógicas têm uma resolução máxima de 704 x 480 pixels (4CIF), mas as câmeras IP podem fornecer resoluções muito mais elevadas, incluindo HDTV (720p/1080p) e até 5 megapixels (2560 x 1920).Isso significa que você pode cobrir uma área muito maior ou obter uma imagem altamente detalhada para atender aos requisitos de identificação mais exigentes.
As câmeras baseadas em IP também oferecem várias relações de aspecto diferentes, facilitando a captura de cenas amplas e permitindo o foco na cobertura, onde ela é mais necessária.
Fácil instalação
As câmeras IP conectam facilmente a sua rede de dados existente e não é preciso investir em uma nova infraestrutura de cabeamento. Ao usar Power over Ethernet (PoE), um único cabo por câmera pode fornecer energia, vídeo e dados. Você não precisa de uma tomada de energia perto da câmera, e se os switches de rede estiverem conectados para realizar o backup de energia, as câmeras também vão estar.
As câmeras IP da Axis têm várias ferramentas para auxiliá-lo durante a instalação. O foco remoto permite ajustar o foco de qualquer local. O contador de pixels ajuda a verificar se a resolução atende aos requisitos para uma determinada cena. Com o zoom remoto, você pode alterar o ângulo de visualização para se ajustar à área de cobertura.
Verdadeiramente digital
A imagem de uma câmera IP não será degradada em qualidade quando transportada por longas distâncias ou convertida entre formatos diferentes.
Um sinal analógico, no entanto, perde qualidade quando são transmitido em uma distância e convertido. O sinal digital permanece fiel; você sempre terá a mesma qualidade. Uma única câmera IP também pode transmitir diferentes partes da imagem para diferentes destinatários ao mesmo tempo, reduzindo os requisitos de largura de banda e armazenamento.
Instalar uma única câmera, em vez de várias, minimiza os custos de instalação e manutenção. O streaming somente de áreas selecionadas reduz os requisitos de largura de banda e armazenamento.
Câmeras inteligentes
As câmeras IP podem fazer muito mais do que apenas produzir um feed de vídeo. A inteligência integrada permite que as câmeras realizem uma série de tarefas para reduzir a carga de trabalho dos operadores, fornecer dados empresariais vitais e aumentar a eficiência de vigilância.
Ao ativar a detecção de movimento, a câmera pode acionar um evento assim que algo acontecer em uma cena. Um alarme contra violações integrado notificará o operador, caso a operação da câmera seja interrompida.
Outro aplicativo útil é a Detecção de Linhas Cruzadas. Isso detecta os objetos em movimento que atravessam uma linha virtual, possibilitando o acionamento automático de um evento.
A funcionalidade das câmeras IP pode ser estendida ao adicionar novos aplicativos. A Plataforma de Aplicativos de Câmera Axis é aberta e possibilita o desenvolvimento de aplicativos por terceiros, para que possam ser baixados e instalados nas câmeras de rede e codificadores de vídeo da Axis.
Totalmente integrado
Uma câmera IP integra energia, vídeo, áudio, controle PTZ e E/S em um único cabo, o que significa redução de custos, funcionalidade melhorada e grande potencial de integração.
Uma câmera IP não só exige menos cabeamento, mas também oferece muitas possibilidades de integração. Ao usar as portas de entrada e saída da câmera, você pode habilitar o controle de acesso físico com ou sem a supervisão de um operador. Com um áudio bidirecional integrado, um operador pode se comunicar verbalmente com uma pessoa posicionada em frente à câmera. A câmera também pode usar o áudio para a detecção e acionar alarmes ou gravações.
Para uma câmera PTZ analógica, você precisa de um cabo separado para controlar as funções de pan/tilt e zoom. Para adicionar áudio, você precisa ainda de outro cabo. Juntamente com os cabos de energia e vídeo, isso resulta em infraestrutura de câmera inflexível e cara.
Segurança integrada
As câmeras IP oferecem a criptografia de feed do vídeo, bem como um controle de acesso de usuário de vários níveis. Isto significa que você pode controlar exatamente quem pode ver o quê no sistema, e o seu vídeo está seguro contra qualquer forma de manipulação de terceiros.
O vídeo analógico não é seguro. Com a falta de criptografia ou qualquer meio de autenticação, o feed de vídeo de uma câmera analógica pode, possivelmente, ser acessado, ou até mesmo alterado ou substituído para interromper a operação de vigilância. Assim como a criptografia HTTPS e o suporte VPN, uma câmera IP também pode usar IEEE 802.1x e filtragem de endereços IP. Marcas d’água digitais podem ser adicionadas em todo o material gravado.
Movimento claro
Com uma câmera IP não existem problemas associados ao entrelaçamento.Com o uso da varredura progressiva, toda a imagem é capturada em cada quadro, com uma qualidade da imagem superior como resultado.
Todas as câmeras capturam uma imagem, em uma linha por vez. As câmeras IP usam a varredura progressiva, onde toda a imagem é digitalizada em cada passagem.
A maioria das câmeras analógicas usa a varredura entrelaçada. Isso significa que apenas linhas com números ímpares são digitalizadas na primeira passagem, e as linhas de números pares são digitalizadas na próxima. Os dois subconjuntos são, então, combinados em uma imagem. O problema é que qualquer movimento que acontece entre as passagens ficará borrado na imagem final.
Fácil de dimensionar
A vigilância por vídeo baseado em IP é fácil de ser estendida, como e quando surgir a necessidade. Os requisitos de cabeamento são muito menos complexos do que os de um sistema analógico, e com uma base de padrões abertos, você não está vinculado à tecnologia proprietária.
Adicionar mais câmeras ou funções a um sistema analógico significa muitos novos cabeamentos, e combinar o novo equipamento com o seu sistema proprietário poderia significar uma seleção limitada de apenas um fornecedor.
A Axis é um membro fundador do ONVIF, um fórum aberto da indústria para o desenvolvimento de um padrão global para a interface de produtos de segurança física baseados em IP. O ONVIF garante que o equipamento baseado em IP de diferentes fabricantes possa coexistir e funcionar em conjunto na mesma rede.
Ao usar os componentes IP padrão, você garante uma integração fácil com outros sistemas. Você pode encaminhar o vídeo facilmente para onde desejar, de um dia para o outro, e as câmeras podem ser atualizadas com plugins inteligentes para estender a funcionalidade.
Custo total menor
O custo total de propriedade para um sistema baseado em IP é menor do que um sistema analógico. Embora as câmeras analógicas sejam menos caras para comprar, os custos de trabalho associados e os equipamentos de DVR caros pesam a favor das câmeras IP.
Em uma pesquisa integradora independente realizada em 2010, as propostas de sistemas analógicos e dos baseados em IP, para uma loja de varejo com 14, 25 e 40 câmeras, foram comparadas. A pesquisa mostrou que as propostas de sistemas baseados em IP eram consistentemente menores e a diferença aumentava com o número de câmeras. Com 40 câmeras oferecidas, o sistema baseado em IP custa 16% menos do que o analógico.
Menos cabeamento significa menos manutenção, e o padrão aberto permite o uso de hardware de TI disponível no mercado e de baixo custo para as funções de integração.
Novas possibilidades
Com um sistema de vigilância totalmente baseado em IP, você pode crescer com os desafios e oportunidades futuros. Os padrões abertos e uma arquitetura de plug-in significam que as câmeras podem se adaptar à mais recente tecnologia.
Um sistema baseado em IP oferece muitas vantagens em relação a um sistema analógico. Uma interface da Web na câmera permite o acesso fácil. O gerenciamento e armazenamento do sistema podem ser utilizados remotamente.
As câmeras e codificadores são compatíveis com o AXIS Video Hosting System (AVHS), possibilitando a conexão do produto de vídeo em rede a um provedor de serviço local.
As câmeras da Axis podem ser atualizadas facilmente, e a manutenção e visão geral do sistema estão no nível de câmera. As câmeras IP Axis com cartões SD/SDHC ou NAS fornecem um armazenamento local eficiente e acessível e uma redundância no sistema.
Fonte: Axis Communications