Em 2019, o Aeroporto Santos Dumont passou por uma série de reformas para implementar melhorias em suas pistas de decolagem. Dessa vez, a INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, operadora do Aeroporto, tem como objetivo modernizar as áreas de embarque que recebem os milhares de passageiros no Rio de Janeiro. A Digicon, já presente no controle de grandes fluxos de pessoas em aeroportos brasileiros, foi a parceira escolhida para participar do projeto.
O dFlow BCBP (Bar Coded Boarding Pass) instalado no aeroporto reduz as filas e otimiza o fluxo de passageiros, já que automatiza a leitura e validação dos cartões de embarque de cada usuário. Com a automatização do processo, a segurança é ampliada, já que é possível realizar o rastreamento completo dos passageiros que passam pelo equipamento e, com sistema de sensoriamento superior, evitar fraudes (passagem de duas pessoas ao mesmo tempo).
Além disso, os equipamentos são desenvolvidos para oferecer mais conforto ao usuário, com acessos mais largos e acessíveis, inclusive para passageiros com malas ou cadeirantes.
Instalação
Devido à diminuição do fluxo de usuários em consequência da crise do novo Coronavírus, a INFRAERO optou por aproveitar o momento para iniciar as melhorias no Aeroporto Santos Dumont. Assim, a Digicon realizou a instalação dos equipamentos de controle entre maio e junho de 2020.