A 9ª edição da DroneShow apresentou equipamentos para diversos tipos de aplicações profissionais e de aeronaves remotamente pilotadas com características, tamanhos e tecnologias diversas. O principal evento de drones profissionais da América Latina reuniu mais de 120 expositores mostrando seus produtos e serviços no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de maio.
Entre os equipamentos para aplicações profissionais expostos na DroneShow estavam modelos voltados para o mapeamento, monitoramento de estruturas, inspeções, drone delivery, pulverização e controle biológico, defesa e segurança patrimonial. Na lista de equipamentos presentes na feira estão aqueles fabricados por empresas estrangeiras, mas também outros de tecnologia e fabricação nacional.
Além dos drones, os expositores da feira apresentaram soluções que maximizam o uso dessas aeronaves. São sensores e câmeras, dispensers, plataformas de pouso e decolagem, acessórios, baterias e outros tipos de peças. Entre as empresas presentes na DroneShow ainda estão fornecedores de softwares para processamento de imagens e prestadoras de serviços que atuam em várias indústrias, como mineração, óleo e gás, energia, agronegócio, construção civil, logística, segurança, administração pública, entre outros.
“A DroneShow deste ano mostra a força dos prestadores de serviços com drones que geram milhares de empregos no Brasil, especialmente agora que a regulamentação dos drones está mais consolidada e, com isso, há mais segurança jurídica nas operações”, diz o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
Cursos e seminários marcam a DroneShow 2023
O evento teve também uma extensa programação de cursos e seminários ao longo dos três dias de evento. Especialistas de empresas e órgãos públicos debateram a situação atual desse mercado no Brasil e as oportunidades de crescimento para os próximos anos.
Entre os cursos oferecidos estavam Processamento de Imagens obtidas por Drones, Regulamentação para Uso Profissional de Drones, Drones na Pulverização Agrícola e Florestal, além do 9º Fórum de Regulamentação para Drones e o Seminário de Drones na Pulverização e Controle Biológico.
No segundo dia do evento, os destaques foram o curso Drones no Agronegócio e Florestal, além da primeira edição do Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades e o Seminário Geotecnologias e Drones no Agronegócio.
No último dia do evento, a DroneShow apresentou cursos de Inspeções com Drones e Aerolevantamento, além de um seminário para uso desses equipamentos para monitoramento e inspeções.