Espera-se que o tamanho do mercado global de Cidades Seguras atinja US$ 87,07 bilhões até 2030, crescendo um total de 14,5% de 2022 a 2030, de acordo com os relatórios recentes da Grand View Research, Inc.
Os analistas destacam que a mudança do foco de vários governos para soluções de cidades inteligentes e o aumento da população em todo o mundo estão impulsionando o crescimento do setor. Com a rápida urbanização nas cidades metropolitanas, é necessária uma integração robusta do sistema de segurança para controlar o crime e o tráfego, apoiando a tendência do setor. Espera-se também que o aumento dos investimentos privados e públicos em projetos de cidades inteligentes crie uma perspectiva positiva de mercado para soluções de cidades seguras. Por exemplo, em julho de 2022, o governo da Tailândia anunciou o investimento de US$ 37 bilhões para construir uma cidade inteligente na região de Huai Yai, na província de Chonburi.
A cidade será construída em um terreno de 2.340 hectares e deverá ser concluída até 2032. Essas iniciativas movimentarão de forma positiva o mercado da região. Os players do setor estão se concentrando no desenvolvimento de soluções de cidades seguras equipadas com tecnologias avançadas, como análise de big data, Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem, segurança cibernética e Internet das coisas (IoT). Da mesma forma, os provedores de soluções de cidades seguras estão integrando essas tecnologias em seus produtos para melhorar o desempenho, a confiabilidade e a adaptabilidade de seus produtos com diferentes tipos de sistemas. Empresas como a Bosch Energy & Building Solutions, Hangzhou Hikvision Digital Technology Co., Ltd., Huawei Technologies Co., Ltd. e Identiv, Inc. (3VR), estão integrando a IoT em suas soluções de cidade inteligente e segura para permitir que as autoridades controlem remotamente todo o hardware conectado.
Protegendo os cidadãos do crime cibernético
Além disso, a integração de ferramentas de Robotic Process Automation (RPA) em Command & Control Systems (CCS) automatizam várias tarefas em sistemas de controle centralizado, permitindo que as autoridades municipais se concentrem em outras tarefas essenciais. Vários governos estaduais estão enfatizando o desenvolvimento de aplicativos para proteger os cidadãos de crimes cibernéticos quando conectados a redes Wifi públicas.
Vários governos estaduais nos EUA, Reino Unido e França estão lançando aplicativos gratuitos de segurança pública para proteger os cidadãos das ameaças digitais em evolução. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e IOS e alerta o usuário quando o dispositivo está conectado a qualquer rede Wifi não autorizada.
Cidades seguras ganham força com soluções tecnológicas
De acordo com a pesquisa, a previsão é que o segmento de serviços cresça índice mais rápido de 2022 a 2030 devido à mudança de foco das empresas em fornecer soluções de cidades seguras agrupadas e personalizadas, permitindo que os clientes aproveitem vários recursos por meio de um sistema sem a necessidade de cobranças adicionais.
Os players do setor estão se concentrando na introdução de soluções inovadoras com planos de assinatura razoáveis para atrair clientes de negócios importantes e, assim, aumentar a participação no setor.
Espera-se que o segmento do Sistema de Resposta a Emergências (EMS) registre o maior crescimento de 2022 a 2030 devido a iniciativas governamentais de apoio relacionadas à segurança de crianças e mulheres e à melhoria dos serviços médicos de emergência e da infraestrutura de segurança contra incêndio.
Além disso, espera-se que a crescente penetração da tecnologia e o aumento dos usuários de smartphones em todo o mundo impulsionem ainda mais o segmento.
Os principais players deste setor que são mencionados pela empresa de pesquisa incluem ABB, ALE, BAE, Bosch, Esri, Honeywell, Identiv, NEC, Siemens e Teledyne Flir.