A F5 anunciou o início das operações de sua plataforma SaaS de Cibersegurança, a F5 Distributed Cloud, no Brasil. Operada por experts em segurança da F5, a nova plataforma disponibiliza pontos de presença local e atua como ‘hub” de uma oferta de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML).
O F5 Distributed Cloud endereça desde desafios de gestão da complexa infraestrutura de comunicação em um ambiente multi-nuvens até o combate a Bots e fraudes digitais.
“A plataforma é baseada em um conjunto de pontos de presença e rede de alta capacidade IA e ML que integra todas as soluções que aplicações e APIs requerem para suportar plenamente os processos de negócios”, explica Hilmar Becker, Country Manager da F5 Brasil.
O executivo complementa que a economia brasileira depende de aplicações como portais B2B e B2C para avançar.
“Em relação às APIs, a chegada ao Brasil de grandes ecossistemas como Open Banking e Open Health ressalta o papel crítico dessas linguagens na realização de transações de negócios. Com a plataforma F5 Distributed Cloud, organizações de todas as verticais e regiões ganham agilidade para adicionar performance e segurança às aplicações e às APIs. Isso é feito em questão de horas, por meio da nuvem”, afirma.
Inteligência Artificial e Machine Learning
O F5 Distributed Cloud é uma plataforma de segurança como serviço que reúne todos os serviços de publicação e proteção das aplicações que as organizações demandam. Nela, todas as funções básicas de segurança como o WAAP (WAF, API Security, DDoS 3/7 e bot protection) fazem parte do licenciamento básico, criando uma sólida base de segurança para todos os segmentos da economia. Além destes serviços, a plataforma disponibiliza serviços de Load Balancing, DNS, MCN (Multi Cloud Networking) e CDN.
“Trata-se de uma abordagem inovadora, que endereça todos os desafios vividos pela organização que busca proteger suas aplicações e APIs. A inteligência da oferta F5 Distributed Cloud antecipa ameaças, fraudes e falhas e atua em várias camadas e tipos de nuvem de forma simultânea, a partir de uma única interface de gestão. O uso de IA e ML transforma o que era extremamente complexo – a gestão e a proteção de ativos digitais críticos em ambiente multinuvem – em algo simples. A meta é liberar o CIO e o CISO para pensarem a inovação de seus negócios, sabendo que o coração dos negócios está plenamente protegido”, detalha Maurício Ribeiro, Distributed Cloud Sales Specialist da F5 LATAM.
A F5 Distributed Cloud conta com uma arquitetura distribuída e baseada no conceito de “Regional Edge” e “Customer Edge”. Neste conceito, a plataforma de serviços F5 Distributed Cloud pode permear toda a infraestrutura de aplicações independentemente da localização e tipo de ambiente (legado, multinuvem etc.).
“A empresa que adotar a plataforma SaaS pode escolher contar com CEs customizados para seu ambiente. Isso é um grande diferencial da nossa oferta: de forma totalmente automatizada, com uso de recursos de IA e ML, a solução adapta-se ao contexto de cada empresa, promovendo uma implementação rápida e sem erros. A operação é igualmente fácil, independentemente da complexidade do ambiente usuário”.
Camada de abstração percorre todas as nuvens
Para se chegar a resultados como estes, a plataforma SaaS da F5 cria uma camada de abstração que percorre todas as nuvens da empresa usuária, criando um ambiente consistente para fazer funcionar as aplicações.
“A partir daí, basta o envio de um código e a aplicação ou a API processada em ambiente multinuvem – seja AWS, Azure, Google ou privada – passa a ser administrada por meio da nuvem global da F5, em um único painel de controle do F5 Distributed Cloud”, ressalta Ribeiro. “O objetivo é que as aplicações sejam publicadas e protegidas mantendo a consistência nas políticas de segurança fim a fim, independentemente do provedor de nuvem ou rede”.
Segundo o estudo SOAS 2023 (State of Application Strategy), baseado em entrevistas realizadas no segundo semestre de 2022 com 1000 líderes de tecnologia e de negócios – sendo 92 profissionais do Brasil e da América Latina –, 85% das empresas trabalham com múltiplas nuvens.
Em busca de uma forma de proteger as aplicações e APIs rodando nesses ambientes, a maior parte deste universo está contratando soluções de segurança como serviço como o F5 Distributed Cloud. A pesquisa aponta que, enquanto 42% dos CISOs entrevistados adotam essa estratégia para ganhar velocidade na luta contra gangues digitais, outros 18% fazem isso porque não contam com os talentos necessários dentro de casa. 35% disseram seguir por este caminho por causa da distribuição geográfica de seus usuários (incluindo trabalho remoto) e de suas aplicações. 6%, finalmente, disseram tomar essa decisão em razão das vantagens financeiras do modelo OPEX.