Segundo levantamento elaborado pela empresa Delta Uno, entre as principais causas de invasões a condomínios 25% acontecem por falha humana no controle de acesso. Essa realidade acende um alerta para condôminos, síndicos, administradores e funcionários, que precisam lidar com ameaças cada vez mais sofisticadas e pensar em soluções mais efetivas.
Segundo o diretor da Folk Portaria Remota, Harrison Junior, os criminosos utilizam estratégias diversas, muitas vezes contornando as medidas de segurança pública. Além disso, a falta de sistemas eficientes de monitoramento e controle de acesso nos condomínios acaba facilitando essas ocorrências, tornando essencial a adoção de soluções mais modernas e eficazes.
“A segurança em condomínios é um tema cada vez mais relevante, impulsionado pelo aumento da criminalidade e pela necessidade de garantir tranquilidade a moradores e administradores. Com a modernização dos sistemas de controle de acesso e monitoramento, é possível elevar a proteção de um condomínio de forma rápida e eficiente, reduzindo vulnerabilidades e prevenindo incidentes”.
Inovação e segurança
Uma pesquisa realizada pela Sindiconet e pela CondUp Administradora de Condomínios, apontou que 75% das ocorrências em condomínios são causadas por falha humana no controle de acesso, o que reforça a importância dos condomínios contarem com sistemas inteligentes e protocolos de segurança.
“A segurança condominial deve ser tratada com planejamento e eficiência. Investir em soluções inteligentes, como monitoramento remoto e controle de acesso digital, reduz significativamente o risco de falhas humanas e aumenta a proteção dos moradores”, afirma Harrison.
Medidas para fortalecer o controle de acesso
1 – Controle de acesso eficiente
O controle de entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço deve ser rigoroso e automatizado. A portaria remota elimina falhas humanas e garante controle muito mais preciso, reduzindo riscos de invasão e fraudes.
2 – Monitoramento 24h e inteligência artificial
Investir em câmeras com análise de vídeo e sistemas de monitoramento em tempo real permite a identificação de situações suspeitas antes que se tornem ameaças concretas.
3 – Treinamento de moradores e funcionários
O uso correto dos dispositivos de segurança faz toda a diferença. Por isso, o treinamento de síndicos e moradores para agir em situações de emergência é essencial.
4 – Tecnologia de ponta no acesso
O uso de biometria, reconhecimento facial, QR-Code e tags antifraude impedem o uso indevido de chaves e senhas. Soluções como controle de acesso via aplicativo e chaves eletrônicas reduzem a vulnerabilidade do condomínio.
5 – Planos de segurança personalizados
Cada condomínio possui necessidades específicas, e contar com um plano de segurança sob medida é essencial.