A Flir Systems, Inc. lançou o Flir Hadron, considerado o primeiro módulo de sensor duplo da indústria para fabricantes de equipamentos originais (OEMs) de drones, robóticos e de imagem. Projetado para ajudar a reduzir os custos de desenvolvimento e melhorar o tempo de lançamento no mercado, o equipamento inclui uma câmera de 12 megapixels emparelhada com a câmera térmica Flir Boson 320×240 com resolução de até 60 hertz.
“Com a apresentação do Hadron, a Flir Systems lidera a oferta de integração de sensores duplos de baixo custo em uma variedade de indústrias – de drones comerciais a sistemas de imagens industriais. Embora nossos clientes de sistema aéreo não tripulado (UAS) sejam os primeiros no mercado a contar com o Hadron, este produto capacita todos os nossos clientes OEM a melhorar o desempenho com funcionalidades prontas para uso e integração simplificada”, disse Paul Clayton, gerente geral de negócios de OEM da Flir.
Parte do processo de desenvolvimento da Hadron foi feita teve a participação da Flir em colaboração com os fabricantes de drones Vantage Robotics e Teal Drones, para aperfeiçoar o módulo para uso em estruturas de drones leves.
Integração realizada com sucesso
A Vantage Robotics integrou o Hadron em sua plataforma de micro-guimbal com sua tecnologia de estabilização proprietária, oferecendo uma solução OEM de sensor duplo para estruturas de ar UAS existentes e outras plataformas robóticas.
“O Hadron é, de longe, o mais leve e o menor sensor térmico visível combinado já disponível comercialmente. Para uma aeronave em que estamos tentando forçar o desempenho de voo ao limite, cada grama é importante. A capacidade de obter esses recursos de sensor em um pacote tão pequeno faz uma enorme diferença”, disse Tobin Fisher, CEO da Vantage Robotics.
A Teal também integrou o Hadron em sua plataforma Golden Eagle UAS de 2 libras (1 quilograma), aproveitando o tamanho compacto do módulo para criar uma carga útil leve, porém dinâmica, que ajuda a preservar a vida da bateria e maximizar o tempo de voo em um pequeno quadro aéreo.
“A Hadron nos permite acelerar o desenvolvimento e o tempo de colocação no mercado de pequenas estruturas com sensores térmicos e visuais. A alta qualidade, baixo peso e tamanho compacto são fatores que permitem uma integração rápida para desenvolver protótipos”, disse o CEO e fundador da Teal Drones, George Matus.