A gestão de processos em aeroportos – sobretudo na emissão e administração de crachás para evitar falhas na segurança – ganha um novo aliado: a solução Security Center Airport Badging Solution, da Genetec.
Essa ferramenta desenvolvida pela fabricante canadense resolve rapidamente a necessidade de atualização constante do cadastro dos profissionais, simplificando o processo de geração e controle de crachás, além de reduzir a sobrecarga da administração com essa atividade estratégica para a segurança dos terminais.
A ABS elimina o trabalho conjunto com várias plataformas diferentes e, também, os eventuais problemas de incompatibilidade, reduzindo o risco de erro humano em função dos sistemas díspares e do processamento manual, aumentando a eficiência.
“Para gerenciar seu processo de crachá e verificações de histórico de funcionários, alguns aeroportos tiveram até agora de recorrer a uma variedade de sistemas de propósito único, enquanto outros optaram por um sistema de gerenciamento de identidade complexo (IDMS), que tende a ser mais adequado para aeroportos maiores, explica David Lenot, Líder de Práticas de Infraestrutura Crítica da Genetec Inc.
Segundo o executivo, embora ambas as opções possibilitem que os aeroportos continuem em conformidade com as regulamentações, elas apresentam ineficiências operacionais.
“Nossa solução diminui a eventual ocorrência de erros humanos, que podem resultar do gerenciamento de vários sistemas desconectados, e evita as complexidades dos sistemas de gestão de identidade em grande escala”, ressalta.
Gestão de processos em conformidade com diversos protocolos
Com um design baseado em padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores de cada país e especificidades de serviços de verificação de antecedentes de segurança e câmaras de compensação, o Security Center ABS ajuda os aeroportos a fornecer as informações necessárias no formato correto para enviar e processar com sucesso cada inscrição de funcionário, atendendo de forma consistente à auditorias e requisitos de conformidade definidos por autoridades, como verificações regulares de identidade por meio do processo Rapback.
“No Brasil, a nova solução estará disponível no início de 2022, depois de realizadas todas as adequações necessárias para atendimento das exigências regulatórias nacionais, tanto da ANAC, como SISCOMEX. Desta forma, reforçará todo o portfólio da Genetec já disponibilizado para garantir segurança física, cibernética, melhor gestão operacional e inteligência aos terminais locais”, destaca Fabio Juvenal Ferreira, gerente da Vertical de Cidades e Infraestruturas da Genetec.
Na gestão de processos oferecida pela Genetec, todos os dados coletados sobre cada candidato ao crachá são compilados e armazenados no sistema e são incluídos painéis personalizados no Security Center para gerar insights, como status de candidatos em tempo real e percentuais de crachás não contabilizados. Estas informações são fundamentais para que os administradores dos aeroportos possam tomar decisões mais assertivas, especialmente quando se trata de cumprir os regulamentos de auditoria e conformidade.