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Black Friday, um desafio de gestão e segurança

A gestão de tráfego e segurança são dois aspectos essenciais que garantem o sucesso de vendas do e-commerce durante a Black Friday

Lentidão nos sistemas de gestão e falhas de segurança são os piores problemas para uma empresa com atuação no e-commerce  às vésperas da Black Friday. Viabilizar um grande volume compras sem conseguir dar vazão aos produtos ou esbarrar em problemas de cibersegurança que travem o sistema  é um desastre. Para afastar o risco planejamento e ações preventivas e de otimização devem ser feitas com antecedência.

De acordo com Luis Augusto Teixeira, CTO na Inmetrics Qualidade, a preparação para a Black Friday deve começar bem antes de novembro. Ele destaca que o Site Reliability Engineering (SRE) é uma metodologia eficiente para garantir que as aplicações do e-commerce operem com qualidade, performance e segurança.

“É um modelo utilizado pelo Google e permite aprimorar os sistemas e serviços, tornando-os mais sustentáveis, confiáveis, escaláveis e amigáveis para o usuário. Além disso, é adaptável e pode ser utilizado em qualquer squad de uma empresa, de acordo com a demanda, a maturidade ou a necessidade dos negócios”, destaca.

O CTO da Inmetrics Qualidade explica que a base da estratégia é reunir servidores básicos por meio da virtualização, com arquitetura de software distribuída, impedindo que interrupções causem tempo de inatividade e prejuízos, uma vez que a queda do sistema é o evento mais extremo que pode acontecer.

“Vale lembrar que problemas menos severos também são preocupantes. Até mesmo a lentidão afasta compradores. Muitas vendas acontecem por impulso e se o processo demora, a pessoa desiste e não volta. Por isso, é preciso manter o desempenho e o foco é a infraestrutura digital e eficiência”, resume.

Para quem vende e não quer ter problemas este ano, o processo de checar os sistemas e corrigir eventuais vulnerabilidades é obrigatório, independente da Black Friday.

“O comércio eletrônico é uma tendência irreversível e a prioridade para se posicionar bem nesse novo ambiente é oferecer uma boa experiência ao cliente durante as 24 horas dos 365 dias do ano”, finaliza.

 

Gestão e segurança: essenciais nos portais de e-commerce

A Black Friday já integra o calendário comercial brasileiro há alguns anos, sendo a segunda data mais importante de vendas on-line, porém o volume de pessoas e patrimônio que movimenta são sempre desafiadores. É uma data que exige ações e precauções muito antes de sua efetiva realização. Isso porque envolve, não somente as lojas físicas e on-line – com os respectivos cuidados para proteção física e digital -, mas atenção a todo o processo de armazenamento e logística de fabricantes, atacadistas e lojistas.

Depois de dois anos comprando on-line, os consumidores podem agora pesquisar on-line e comprar na loja física ou vice-versa, o que requer agilidade, excelência de atendimento e eficiência na oferta e na entrega em múltiplos canais (websites, WhatsApp, telefone, espaços físicos etc).

“Neste contexto, os varejistas precisam cada vez mais conhecer e entender seus consumidores, bem como oferecer lojas físicas mais integradas, inteligentes e seguras, atentos aos movimentos das pessoas nos espaços, no melhor posicionamento das promoções, na redução de filas e na prevenção de roubos e perdas. É um desafio muito grande, especialmente considerando-se que ainda é necessário manter a cibersegurança e os cuidados no comércio eletrônico”, avalia José Antônio Rodrigues Neto, gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças da Genetec.

Genetec tem reforçado junto aos seus clientes do setor varejista a necessidade de atualização constante das soluções de segurança e inteligência de negócios a fim de garantir experiências mais eficazes e interessantes aos clientes, bem como uma logística mais assertiva para cumprir os prazos acordados de entrega, seja em suas residências ou nas lojas físicas, com a qualidade esperada pelos consumidores.

“Este ano, a tendência é que os consumidores intensifiquem às compras de eletrodomésticos, eletrônicos, smartphones, cosméticos e brinquedos, entre outros produtos, e que os volumes de vendas superem os atingidos em 2021 em função das promoções e dos cashbacks oferecidos pelo mercado”, acredita Rodrigues Neto.

Diante deste contexto, a tecnologia é uma grande parceira, pois pode ajudar o setor a garantir a segurança de clientes, colaboradores e parceiros (fisicamente) e a sua própria segurança patrimonial. O primeiro passo para isto é as empresas avaliarem se estão ou não bem preparadas em termos de segurança física, tanto para a Black Friday, como para as próximas datas comemorativas importantes para o comércio.

A inteligência de negócios usada pela ferramenta da Genetec pode ajudar a manter o distanciamento adequado entre as pessoas nas filas e a medir o tempo de espera, para que os gestores possam tomar providências para reduzir as filas e otimizar o atendimento. Possibilita também controlar o fluxo interno para verificar quais áreas ou gondolas estão despertando maior interesse dos consumidores e se os produtos estão organizados e dispostos de forma atrativa. Hoje, é possível ainda monitorar e controlar os sistemas IOT para assegurar que as áreas oferecem a correta iluminação e a temperatura adequada no ar condicionado.

Outro ponto importante é a proteção ao furto. O cliente que vai às lojas precisa estar tranquilo enquanto faz suas compras, sabendo que o estabelecimento está cuidando também de seus bens materiais.

“Nossas soluções estão unificadas e é possível visualizar os dados e receber alertas de diferentes ocorrências em toda uma a rede de lojas em tempo real. Os alertas vão para o centro de controle e para qualquer funcionário cadastrado pelo administrador, inclusive no celular, tudo de forma personalizada visando agilidade de ação das equipes de segurança, de tecnologia, vendas e marketing que podem se beneficar de insights do Genetec Security Center”, explica Rodrigues Neto.

 

 

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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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