Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Gestão predial ganha solução de cibersegurança

A Schneider Electric e a Claroty lançaram uma solução de Cibersegurança para facilitar e proteger as ferramentas e os sistemas de gestão predial.

A Schneider Electric e a Claroty, companhia especializada em segurança cibernética em ambientes industriais, de saúde e comerciais, lançaram uma solução conjunta de Cibersegurança para Edifícios que ajuda clientes de edifícios a proteger os seus sistemas de gestão predial.

A expectativa é de que a tecnologia IoT para edifícios cresça de 1,7 bilhão de dispositivos conectados existentes no final de 2020, para mais de 3 bilhões até 2025. À medida que esses edifícios comerciais evoluem para edifícios inteligentes futuramente, eles compartilham pelo menos uma característica comum: maior exposição a riscos.

O setor deve enfrentar os desafios de segurança específicos dos edifícios inteligentes. Estudos mostraram que 57% dos dispositivos IoT são vulneráveis a ataques de média ou alta gravidade. Os ataques cibernéticos já prejudicaram vários negócios, incluindo infraestrutura crítica, como hospitais, data centers e hotéis. O setor de construção comercial deve encontrar maneiras de proteger tanto o seu acesso aos sistemas de TI da empresa, quanto a sua infraestrutura de missão crítica.

“A integração de IoT em edifícios está provocando também uma mudança em todo o setor, mas, como acontece com qualquer inovação, isso também traz novos riscos. Para os autores das ameaças, que miram na interrupção das operações, benefícios financeiros e/ou atingir outros objetivos, os edifícios podem parecer o alvo perfeito. É com isso em mente, que estamos fazendo parceria com a Claroty para trazer aos nossos clientes uma solução abrangente e líder do setor, que atende aos riscos exclusivos de segurança e operacionais enfrentados pelos atuais e futuros edifícios”, diz Annick Villeneuve, Vice-Presidente de Soluções Corporativas Digitais da Schneider Electric

 

Dispositivos IoT facilitam gestão predial 

À medida que mais dispositivos IoT são implementados nos espaços dos edifícios e há maior conectividade entre a tecnologia operacional anteriormente isolada, os sistemas de gestão predial (BMS) e as suas contrapartes de TI os tornaram alvos atraentes e vulneráveis para ataques cibernéticos. Além disso, os gerentes das instalações supervisionam centenas de fornecedores, prestadores de serviços e técnicos de maneira fragmentada, aumentando a complexidade e o risco.

“Quando se trata de proteger os sistemas ciber-físicos, incluindo BMS, a prioridade número um é manter os processos físicos operacionais e seguros. Com a colaboração entre  as duas empresas, estamos capacitando os nossos clientes a colher os benefícios das tecnologias de construção inteligente sem aumentar sua exposição ao risco cibernético”, comenta Keith Carter, Vice-Presidente de Canais e Alianças Mundiais da Claroty.

A oferta de soluções de segurança cibernética para edifícios projetada pela Schneider e pela Claroty inclui as seguintes etapas: descoberta de ativos, avaliação de risco, controle de acesso remoto, detecção e resposta contra ameaças.

Principais funcionalidades da solução:

  • Provê aos gerentes de instalações uma solução simples e agnóstica de fornecedor, com a qual eles podem atender facilmente e com acesso remoto seguro ao inventário de ativos, obtendo eficiência e outros requisitos importantes aos proprietários de edifícios e gerentes de ativos.
  • Fornece uma solução automatizada de descoberta de ativos e mapeamento de rede, que identifica e cataloga todos os ativos do sistema (BMS, IoT, UPS, Power Systems, etc.).
  • Oferece uma solução de detecção contínua de ameaças, que monitora constantemente as redes dos edifícios para identificar, avaliar e alertar sobre os primeiros indicadores de anomalias em nível da rede e dos ativos.
  • Permite que os fornecedores de ativos e sistemas de edifícios inteligentes criem túneis externos e seguros, para conectar e manter os recursos e ativos específicos na rede do edifício com facilidade, e sem introduzir riscos adicionais.
  • Fornece dashboards e recursos de relatórios, que permitem que as equipes de gerenciamento e segurança entendam as atuais situações, recebam recomendações personalizadas e conduzam as ações adequadas para reduzir a exposição de um edifício a riscos de segurança, operacionais, financeiros e de reputação.
  • Oferece uma solução de acesso remoto seguro (SRA-Secure Remote Access) do setor desenvolvida especificamente para edifícios e ambientes OT, para aumentar a segurança do edifício quando fornecedores, empreiteiros e técnicos estão realizando atividades de manutenção remota.
Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também