O Grupo Prosegur definiu planos estratégicos para o triênio 2021-2023 no documento “Perform & Transform”, onde foram apresentadas as principais linhas de atuação da companhia para o período. O objetivo é consolidar a liderança global no setor de segurança e acelerar o crescimento rentável de suas operações através da inovação.
O novo plano tem a rentabilidade das operações como um de seus pilares e visa consolidar a empresa de segurança na liderança global, acelerando o crescimento por meio da inovação. Com a nova estratégia, a expectativa é que as receitas cresçam 6% no médio e longo prazo, atingindo um volume de negócios entre 6.200 e 6.700 bilhões de euros em 2030.
O conceito “Perform” se refere à melhoria contínua dos processos, à geração de eficiência nas operações e à busca da flexibilidade necessária para operar no contexto pós-pandêmico. Por outro lado, o conceito de “Transform” trabalha o desenvolvimento de soluções e serviços que serão fundamentais para seu futuro.
Para atingir as novas metas, a Prosegur está investindo até € 90 milhões em uma nova infraestrutura tecnológica que apoia o modelo operacional e permite que a estratégia de inovação seja implementada. Nesse plano a digitalização ganha força dentro da Prosegur e ajuda na criação de uma proposta de valor diferenciado e rentável para alcançar mercados que representam mais de dois terços das vendas do grupo e melhorar a experiência do cliente.
“Com este plano, aspiramos permanecer na vanguarda do nosso setor para continuar tornando o mundo um lugar mais seguro. O novo plano estratégico representa a combinação perfeita entre a melhoria de processos e a otimização de nossas operações, juntamente com iniciativas de inovação. Estamos convencidos de que, nesta nova etapa, daremos um grande passo à frente e isso se refletirá na valorização da empresa e de nossas ações comercializadas na Bolsa de Madri”, ressaltou Christian Gut, CEO Global do Grupo Prosegur.
Crescimento pensado em detalhes
Os novos planos estratégicos apresentam uma evolução favorável das operações no segundo semestre deste ano e a recuperação dos volumes pré-pandemia em 2022. Ao longo dos três anos de execução do plano, a companhia espera obter forte crescimento no volume de vendas na rentabilidade, com crescimento de 5 ou 6% no médio e longo prazo, em linha com a taxa de crescimento anual composta dos setores de atividade em que atua. Essa estimativa significaria atingir um volume de negócios entre € 6,2 e 6,7 bilhões em 2030.
A diversificação no setor de vendas será incentivada dentro da companhia. A expectativa é que até 2023, novos produtos representem mais de 35% do faturamento e superem o volume de negócios dos produtos tradicionais em 2030. Essa diversificação também se estenderá à distribuição geográfica das vendas, onde se destaca o crescimento esperado no mercado americano.
O grupo estima que a receita desse mercado será responsável por 12% das receitas até o final de 2030. No novo plano, o crescimento orgânico será complementado por alianças comerciais com parceiros estratégicos.
Além do crescimento orgânico das operações, a empresa continuará desenvolvendo sua estratégia de crescimento inorgânico e estima que, no período 2021-2023, as operações que totalizam cerca de 300 milhões em volume de negócios possam ser concluídas. Até 2030, esse número poderia aumentar entre 1 e 1,3 bilhão.
Planos estratégicos têm ações diferenciadas por verticais
No longo prazo, e como resultado de iniciativas de transformação e diversificação, a Prosegur espera alcançar uma rentabilidade das operações na faixa de 12 a 15%. Da mesma forma, a geração de caixa será uma área de ação prioritária com o objetivo de manter ou exceder a taxa de conversão alcançada em 2020. Em relação à dívida, a empresa espera voltar ao seu nível histórico de alavancagem, uma vez que a situação se estabilize após a pandemia.
Quanto à evolução da atividade por linhas de negócios, a Prosegur Security – no Brasil liderada pela SegurPro, apostará no desenvolvimento de sua proposta de valor em torno do Security Operations Center (SOC) com de alcance interpaíses, como é o caso do SOC localizado na cidade de São Paulo e que tem capacidade para atender a países da América Latina, com serviços inteligentes que utilizam plataformas de IA, IoT e robótica com foco em segurança, Safety e Business Continuity . Além, disso, as atividades em Global Risk Advisory e de segurança eletrônica com inteligência agregada continuarão na vanguarda da inovação para ampliar a entrega de serviços de qualidade. Finalmente, para esta unidade de negócios, o desenvolvimento das operações nos Estados Unidos será um vetor de crescimento fundamental.
No setor de Prosegur Cash, a aposta é na diversificação dos negócios, especialmente com a ampliação do serviço de correspondente bancário, que possibilita a comodidade de movimentar valores, principalmente em cidades que não contam com agências. O Brasil é um mercado estratégico para a companhia, considerando especialmente o interior do país por oferecer transações bancárias como saques, depósitos e pagamentos de contas aos cidadãos, e com isso favorecer a economia local. Ainda na área de novos produtos, o Cash Today – solução com cofre inteligente de transferência de valores – será impulsionado com foco no setor varejista. O desenvolvimento dos serviços de gestão integral de caixas eletrônicos também receberá investimento global.
Na área de negócio da Prosegur Alarms, o crescimento das operações através de alianças continuará a ser uma prioridade após o bom resultado obtido na Espanha. Além disso, o desenvolvimento de novos serviços de vídeo analíticos, os produtos DIY (Do It Yourself) ou Prosegur Ojo de Halcon serão pontos de atuação nessa linha de negócios.
Quando o assunto é cibersegurança, a empresa espera manter as altas taxas de crescimento registradas pela Cipher (unidade da Prosegur especializada nessas ações gerando sinergias de negócios graças ao modelo de segurança integrada.
Finalizando as metas do novo plano estratégico, a Prosegur AVOS se apresenta como uma unidade de negócios com forte potencial de crescimento com um portfólio de serviços altamente tecnológicos que lhe permitem oferecer uma proposta ao mercado totalmente diferenciada dos fornecedores tradicionais do setor de BPO (Business Process Outsourcing).