Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Huawei aposta na presença feminina no mercado tecnológico

A Huawei aposta na presença feminina no mercado tecnológico com o lançamento do projeto Women in Tech Brasil, para atrair mulheres ao mercado de tecnologia.

A Huawei aposta na presença feminina no mercado tecnológico com o lançamento do projeto Women in Tech Brasil, que tem como objetivo atrair mais mulheres e impulsionar lideranças femininas na tecnologia.

O projeto conta com a parceria com Fabi Saad, empreendedora e fundadora do projeto Mulheres Positivas, que vai oferecer cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas de tecnologia como AI, Cloud e 5G.

“Como líder mundial em inovação e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, a Huawei busca promover iniciativas que visam desenvolver lideranças femininas no mercado de tecnologia por meio de projetos de educação, a fim de aumentar a diversidade no setor e capacitar jovens profissionais para inseri-las na economia digital”, afirma Sun Baocheng, CEO da multinacional.

A empresa deseja impactar cerca de 5 milhões de mulheres, que terão acessos aos cursos de qualificação da plataforma de educação da Huawei no aplicativo Mulheres Positivas. 

“Quando criei o projeto Mulheres Positivas, meu objetivo era melhorar a vida das brasileiras. Em parceria com a Huawei, levaremos acesso à informação e capacitação sobre tecnologia para a mulher brasileira, abrindo um novo horizonte com novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho”, explica Fabi Saad.

 

Presença feminina no mercado tecnológico: desafio da qualificação

A primeira iniciativa do Women in Tech Brasil foi a realização de um workshop voltado para as colaboradoras da empresa, onde as profissionais tiveram treinamento sobre dois temas: autoconhecimento, ministrado por Regina Nogueira, e sobre como equilibrar os papéis atribuídos às mulheres para transformar sua essência em uma estratégia de marca pessoal, pela advogada Gisele Miranda.

Um dos maiores desafios do mercado tecnológico, no Brasil e no mundo, é atrair talentos e mão de obra qualificada. Segundo relatório da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o setor demandará 420 mil profissionais qualificados entre 2019 e 2024, uma média de 70 mil pessoas por ano. Atualmente, são formados cerca de 37 mil alunos nos ensinos superior e técnico. Se a situação atual não for modificada, daqui a três anos o país terá um déficit de 260 mil profissionais.

O cenário para carreiras femininas nas áreas de tecnologia é ainda mais desafiador. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são mulheres. Na era digital, a principal forma de superar essas barreiras é a educação, seja técnica, universitária ou treinamento de soft skills. O projeto Women in Tech Brasil foi criado para ajudar a combater esse gap no país e estimular que mais mulheres ingressem nas carreiras de tecnologia, além de impulsionar novas lideranças.

 

Tradição de treinamento e capacitação

Há 23 anos no Brasil, a Huawei tem parceria com mais de 80 universidades e instituições de ensino por meio do ICT Academy, idealizado para promover treinamentos, criação de laboratórios de pesquisa e oferecer cursos certificados em diversas áreas, como 5G, AI e Cloud. Desde 2015, o programa já capacitou cerca de 36 mil professores e alunos no Brasil. Nos próximos cinco anos, a meta é treinar mais 40 mil talentos.

Outra iniciativa de capacitação é o Seeds For The Future, programa de intercâmbio cultural e profissional da Huawei. Desde 2015, cerca de 150 alunos já foram beneficiados, entre eles, Letícia Carvalho Ramos e Gabriela Nogueira Silva, que participaram da edição de 2020 do Seeds For The Future, hoje são Engenheira de Configuração e Analista administrativo da Huawei Brasil.

Os alunos do ICT Academy interessados em participar do programa devem efetuar a inscrição em suas universidades. A Huawei exige que 30% dos estudantes selecionados sejam mulheres.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também