A rede de lojas de materiais de construção e decoração Leroy Merlin está aprimorando seu backup de dados com a migração para nuvem com uma solução da Commvault.
No cenário anterior da adoção do atual sistema havia a necessidade de se comprar fitas e decidir onde armazená-las. Outro problema era a lentidão e a baixa performance do equipamento, que demandava até três dias para conclusão do tempo de restauração.
“Às vezes o usuário reclamava que ambiente estava lento e percebemos que após a mudança para Commvault não tivemos mais esse problema com performance, já que está finalizando 100% dentro da janela prevista”, lembra Irineu Yu, supervisor de tecnologia da Leroy Merlin.
A mudança aconteceu para atender a demanda da companhia, que tinha a necessidade de uma ferramenta capaz de gerenciar toda a proteção de dados do software de gestão empresarial (SAP), de cerca de 40 Terabytes.
Com a ferramenta Commvault, que utiliza disco virtual, a lentidão foi eliminada, o processo foi completamente automatizado e maximizado. Dessa forma, uma migração de banco de dados de servidor para outro (backup e restore) foi realizada em questão de poucas horas, mesmo com um alto volume de dados.
A solução Commvault automatizou o backup de todos os sistemas SAPs da Leroy Merlin. Além do processo de backup / restore das aplicações e banco de dados SAP, o sistema também está contemplando backup dos servidores virtuais alocados no Google Cloud – servidores Linux e Windows.
“A automatização dos backups é muito importante para proporcionar uma alocação mais assertiva da equipe de TI. Sem a preocupação com atividades de rotina de cópias de segurança, a TI passa a dispor de mais tempo para outras demandas que possam agregar valor à rotina da operação”, explicou Irineu Yu.
Hoje, a Leroy Merlin utiliza as soluções da Commvault para segurança dos dados de SAP localizados na nuvem pública do Google. O projeto foi implementado pela Avanti TI, integradora responsável pelo projeto e parceira Commvault no Brasil.
Backup de dados: plano para um futuro automatizado
No futuro, o servidor físico de loja vai deixar de existir na operação da Leroy, pois será tudo transportado para cloud. Atualmente, os servidores das unidades locais não possuem informação sensível, mas o objetivo do projeto é viabilizar que as lojas possam trabalhar de forma independente da matriz ou de qualquer outro datacenter, apenas com o cloud.
Com 48 lojas espalhadas no país, a manutenção de servidor físico demanda um especialista técnico e o seu deslocamento até o local, muitas vezes apenas com a possibilidade de reparos no servidor da loja durante a noite. Este novo projeto com a Avanti TI e solução da Commvault, simplificou sensivelmente a gestão dos dados e do ambiente, poupando tempo e recursos no suporte e manutenção das máquinas.
O executivo conta que o plano é utilizar a Commvault na proteção de dados na nuvem e ainda outros ambientes que precisam do gerenciamento de backup avançado. Em médio prazo, há interesse da empresa em estender todo gerenciamento de backup e de proteção de dados a todos os serviços essenciais da Leroy Merlin.
“Com a Commvault eu tenho visibilidade do meu backup, se há um problema ou uma falha, sou prontamente avisado pela ferramenta e qualquer desvio é corrigido rapidamente. A automatização e segurança dos dados com possibilidade de restauração rápida é um diferencial para garantir que nosso negócio nunca paralise”.
Para Bruno Lobo, diretor-geral da Commvault no Brasil, a proteção e a automatização do backup de dados críticos é um alívio para a produtividade e para a proteção da informação de uma empresa como a Leroy Merlin no país.
“É uma grande satisfação poder ajudar a operação local a conquistar essa autonomia na migração de seus dados para a nuvem. Nos últimos anos o mundo da segurança da informação mudou. Ataques ransomware são frequentes e as empresas precisam de proteção para continuidade dos negócios e garantir a integridade das informações dos clientes e as próprias. Um gerenciamento de dados inteligente é uma necessidade e garantia de tranquilidade”, diz o executivo.