Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Setor de Logística amplia demanda por Segurança Integrada

Nos últimos cinco anos, a IBL Logística investiu R$ 6 milhões para lançar um conceito de transporte de carga voltado para tecnologia de Segurança.

O setor de Logística é um daqueles em que a demanda por Segurança integrada é mais forte, até mesmo pela diversidade de serviços que o setor contempla. A

Ao longo dos últimos cinco anos, a IBL Logística investiu R$ 6 milhões para lançar no mercado um novo conceito de transporte de carga, totalmente integrado com a Segurança. Anualmente, 4% do faturamento da companhia são aplicados à prevenção, sendo que nos últimos anos, os investimentos, somente com os veículos próprios, chegam a 20%, em média.

Segurança no setor de Logística

A solução de logística da companhia é composta por vários itens que tem na segurança integrada seu maior diferencial. A frota de caminhões, por exemplo, é composta por veículos com blindagem nível III – que suporta todas as armas curtas mais potentes, sendo resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e até mesmo calibre 44 Magnum. O investimento compreende, ainda, sistema de rastreamento e o conjunto trouxe um nível de proteção superior ao encontrado no segmento de logística brasileiro.

A empresa possui veículos equipados com os mais avançados recursos tecnológicos para o monitoramento e rastreamento de carga. Além da blindagem completa (cabine e baú), os caminhões do grupo possuem recursos inteligentes como fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, sistema de videomonitoramento interno, fechaduras randômicas e iscas de cargas. Além disso, a IBL Logística possui uma central própria para monitoramento e rastreamento de cargas, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos estes recursos são geridos por profissionais capacitados em gerenciamento de risco, alcançando resultados satisfatórios no transporte de cargas.

 

Logística brasileira desponta no mercado internacional

Recentemente, o grupo anunciou a sua entrada no mercado internacional, com a IBL World, com foco nas operações completas, como a conhecida doortodoor. As operações começaram esse ano e contam com cinco bases operacionais para atender a 190 países, oferecendo uma cobertura global, consolidação de cargas, distribuição e armazenamento, e carga projeto – que oferece uma capacidade de estrutura em uma cadeia logística moldada e personalizada a cada necessidade. Entre os atributos oferecidos pela companhia nesta área estão o breakbulk, Ro-ro, containers FCL e LCL.

Segurança na Logística

Confira a entrevista de Araão Aparecido Moreira, Supervisor Operacional do Grupo IBL, que conta mais sobre como a companhia vem se estruturando para trabalhar a Logística em diversos segmentos, reforçando sempre a mensagem de segurança das operações.

 

Security Business: Como a companhia enxerga a importância da segurança física no mercado de logística?

Araão Aparecido Moreira: O Grupo IBL considera a segurança física como uma prioridade fundamental em nossas operações, uma vez que somos responsáveis por transportar bens valiosos e sensíveis, muitas vezes em grandes quantidades e, precisamos garantir que esses bens cheguem ao seu destino de forma segura e sem danos. Além disso, a segurança física é essencial para proteger os funcionários, clientes e a propriedade da empresa contra possíveis ameaças, como roubos, vandalismo e outras formas de violência.

Quando pensada de forma estratégica, a segurança também pode ajudar a reduzir custos operacionais, minimizando perdas devido a roubos ou danos a produtos durante o transporte. Na IBL investimos em medidas de segurança física, como sistemas de vigilância por vídeo, alarmes, escolta armada, procedimentos de segurança rigorosos para funcionários e caminhões, entre outros. Essas medidas são essenciais para proteger a integridade dos produtos, a segurança dos funcionários e clientes e a reputação da empresa. Sobretudo, resguardamos sobre possíveis ameaças e invasões ostensivas que possam vir ocorrer nas dependências da companhia.

 

Security Business: Nesse sentido, o que é feito em termos de tecnologia para garantir a segurança das mercadorias transportadas?

Araão Aparecido Moreira: A tecnologia é uma das principais ferramentas utilizadas, com o objetivo de garantir a segurança das mercadorias transportadas. Existem diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado que ajudam a monitorar, rastrear e proteger as cargas durante o transporte. No caso do Grupo IBL são implantados equipamentos de última geração, com tecnologias de rastreamentos monitoradas via satélite, veículos equipados com fechaduras randômicas e blindagens nível III com alumínio e aço reforçados. Em alguns casos usamos veículos com câmeras e vigilantes armados, dentro da boleia da carreta. Algumas das principais tecnologias que usamos incluem:

GPS e sistemas de rastreamento monitoram e fornecem localização em tempo real dos veículos e das cargas. Isso ajuda a detectar qualquer desvio de rota ou parada não autorizada e permite uma resposta rápida em caso de roubo;

Câmeras de vigilância e sistemas de monitoramento de vídeo  permitem que a companhia monitore as atividades em torno dos veículos de transporte e das instalações de armazenamento. As imagens são armazenadas em servidores e podem ser usadas como evidência em caso de incidentes;

Sensores e dispositivos de segurançaesses dispositivos são colocados nas cargas e nos veículos de transporte e são projetados para detectar movimentos ou vibrações não autorizadas. Quando um evento é detectado, um alarme é disparado e a empresa pode tomar medidas imediatas para proteger a carga;

Blockchain e Criptografiatecnologias usadas para garantir a integridade e a autenticidade das informações relacionadas às cargas e aos processos de transporte. As informações são criptografadas e armazenadas em blocos imutáveis, ajudando a prevenir fraudes e erros;

 Inteligência Artificial e Machine Learning são usadas para analisar grandes conjuntos de dados e identificar padrões suspeitos que possam indicar riscos de segurança. Isso permite que a companhia tome medidas preventivas para proteger as cargas.

 

Security Business: Como é a configuração dos equipamentos de segurança presentes nos caminhões e nos Centros de Distribuição da IBL?

Araão Aparecido Moreira: Todos os veículos da nossa frota são rastreados junto a uma central de monitoramento 24 horas. Os equipamentos são os melhores do mercado possuindo travas e bloqueadores nas portas e baú. Para garantir a segurança das nossas operações, a empresa utiliza uma série de equipamentos e tecnologias nos seus caminhões como descritas na resposta anterior.

Nas dependências da empresa, utilizamos câmeras do tipo “speed dome” (câmeras 360° com zoom), temos controladores de acesso armados, bem como portas torniquetes movidos a liberação digital. Nos Centros de Distribuição da IBL, as medidas de segurança incluem:

Câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos para monitorar as atividades em torno das instalações e detectar possíveis ameaças à segurança;

Controle de acesso para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às instalações. Para isso usamos catracas, cartões de acesso e biometria;

Alarmes de segurança, que em caso de violação das instalações ou outras ameaças à segurança, os alarmes são acionados para alertar a equipe de segurança e acionar as autoridades competentes;

Sistemas de detecção de fumaça e calor para prevenir e detectar incêndios nas instalações, além de extintores de incêndio. O grupo utiliza uma série de equipamentos e tecnologias para garantir a segurança das suas operações de transporte e armazenagem, protegendo as suas cargas e garantindo a integridade do processo logístico.

 

Security Business: Como é feito o investimento em novas soluções de tecnologia de segurança?

Araão Aparecido Moreira: O investimento em novas soluções de tecnologia de segurança é fundamental para garantir que as empresas de logística possam enfrentar os desafios de segurança que surgem constantemente e manter a integridade das operações.

O Grupo IBL investe sempre em novas soluções de tecnologia de segurança por meio da aquisição de novos equipamentos. Além disso, investimos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para atender às suas necessidades específicas. Entendemos que o investimento em novas soluções de tecnologia de segurança é uma parte fundamental da estratégia, permitindo que nos adaptemos às mudanças no ambiente de segurança e garantimos a integridade das suas operações. Atualmente, o nosso investimento em tecnologia e segurança fica em média 4% do faturamento da empresa.

 

Security Business: Quais os principais parceiros da IBL no segmento de Segurança Eletrônica? E quais as principais tecnologias presentes no setor da Logística que garantem a segurança do transporte e das mercadorias?

Araão Aparecido Moreira: Para assegurar o transporte utilizamos um sistema unificado onde todas as nossas tecnologias são OMNILINK SASCAR, AUTRACK, entre outras. As soluções dessas companhias são integradas através do sistema Trafegus, com rastreamento via satélite e GPS, rastreador móvel implantadas em cargas (iscas), fechadura randômicas instaladas em veículos blindados. Dentro da nossa logística, temos uma central equipada com um CFTV,  uma central com portas blindadas e vigilância armada.

 

Security Business: Quais os principais clientes da IBL no segmento de Segurança Eletrônica?

Araão Aparecido Moreira: Fazemos o trabalho de transporte de carga para grandes empresas no ramo de eletrônicos, como Samsung, Claro, Foxconn, Multilaser entre outras. 

 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também