Pesquisar

Marinha lança ao mar segundo submarino construído por meio do Prosub

lançado ao mar o Submarino Humaitá

Na cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, foi lançado ao mar o Submarino Humaitá, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O evento ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde o Presidente Jair Bolsonaro acionou o elevador de navios que desceu ao mar o Humaitá.

“Estamos tendo a oportunidade de testemunhar este feito da nossa Força Naval que, conduz o programa de submarinos Prosub, concebido com o propósito de contribuir para o fortalecimento da estrutura de defesa”, afirmou o Presidente .

O Humaitá é o segundo submarino de propulsão diesel-elétrica do Prosub lançado ao mar, fruto da cooperação tecnológica com a França.

Tonelero

A cerimônia marcou também a união das últimas seções que compõem o submarino Tonelero, que será o terceiro entregue no âmbito do Prosub. Um selo comemorativo com a imagem do Tonelero foi lançado pelos Correios.

“A excelência do que foi mostrado traz a convicção do êxito desta empreitada e revela a capacidade do nosso país em projetar, construir e operar submarinos de última geração por meio de um programa abrangente que gera milhares de empregos”, avaliou o Presidente.

Lançado ao mar o Submarino Humaitá

O Prosub prevê a construção de 5 submarinos, sendo 4 convencionais de propulsão diesel-elétrica e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. O primeiro submarino do programa, o Riachuelo, foi lançado em dezembro de 2018. Ele está em fase de testes finais com expectativa de ser entregue para operação em 2021.

O cronograma do programa prevê o lançamento ao mar do submarino Tonelero em 2021 e do Angostura em 2022, ambos de propulsão diesel-elétrica.

O Álvaro Alberto, primeiro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro, tem o lançamento previsto para 2029. A montagem do reator nuclear começou em outubro do ano passado, de acordo com a Marinha.

O Prosub contribui para fortalecer a soberania naval brasileira de defesa e fortalece ainda setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país. O programa prioriza a aquisição de componentes fabricados no Brasil, incentivando o parque industrial.

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro foi instituído em 1925, por ser o mesmo dia em que nasceu o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Jornalista especializado em TI, Segurança e Mídia. Contribui regularmente na Security Business.

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.