O Metrô de São Paulo implantou um novo sistema de reconhecimento facial – solução Secur OS Face X – para proteger os passageiros que viajam na Linha 3-Vermelha. As 18 estações que compõem esse trecho do metrô contam com aproximadamente 1.400 câmeras instaladas, bem como nos pátios ferroviários de Itaquera e Belém. A solução de reconhecimento facial foi implantada no mês passado no Centro de Controle Operacional do Metrô.
Novas câmeras também serão instaladas nos próximos 18 meses em várias outras linhas de trem administradas pelo Metrô, incluindo a Linha 2-Verde e a Linha 1-Azul, que também utilizarão a plataforma Secur OS para inteligência avançada de vídeo. No ano passado, a ISS começou a trabalhar na mais recente expansão do sistema de segurança do Metrô, que pretende cobrir mais 55 estações de trânsito nos próximos 30 meses e criar um sistema de vigilância que inclui mais de 5.000 câmeras.
Além do sistema de reconhecimento facial Secur OS Face X, outras soluções ISS, incluindo Secur OS Enterprise e Secur OS MCC, formam o núcleo do sistema de segurança expandido, que também possui o maior número de licenças de reconhecimento facial nas Américas.
O sistema de videomonitoramento, que cobre todo o Metrô de São Paulo, está conectado a uma central de controle que permite detectar em tempo real atividades suspeitas e disparar alertas para os operadores de segurança. Aproveitando a tecnologia baseada em IA, o sistema analisa as imagens automaticamente, expandindo a capacidade de cada operador de gerenciar e responder a eventos em qualquer lugar do sistema.
Esse sistema também permite a identificação e rastreamento de objetos, detecção de invasão de áreas restritas, detecção de crianças desacompanhadas, pessoas desaparecidas, movimentos anormais em plataformas e contagem precisa do fluxo de passageiros, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil.
“A adição de analíticos de vídeo com Inteligência Artificial tornaram os sistemas tradicionais de videomonitoramento mais robustos e deram aos operadores de sistemas metropolitanos novas ferramentas para proteger suas operações, funcionários e usuários públicos. Ferramentas como rastreamento de objetos, reconhecimento facial, detecção de objetos desacompanhados ou crianças. A ISS está empenhada em melhorar a segurança global, oferecendo as melhores opções para sistemas de transporte”, disse Daniel Feitosa, diretor regional da ISS para o Brasil.
Marcelo Lemos, chefe do Departamento de Engenharia de Operação do Metrô de São Paulo, destaca a importância da nova tecnologia para o sistema metroviário.
“O Metrô de São Paulo é uma infraestrutura econômica e social crítica que atende a mais de 21 milhões de habitantes. Este novo sistema expandido ajudará a melhorar a segurança de nossas equipes operacionais, de nossos passageiros e do público em geral em toda a rede do Metrô”,