A infraestrutura de Tráfego será modernizada na Europa com o Projeto Hafnia, que a Milestone Systems está em desenvolvendo na Europa, depois do lançamento nos Estados Unidos.
O objetivo é desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aprimorar os sistemas de gerenciamento de Tráfego e criar cidades mais inteligentes, utilizando dados de vídeo de alta qualidade e em conformidade com as regulamentações vigentes.
A Milestone é uma das primeiras empresas a adotar o recém-anunciado NVIDIA Omniverse Blueprint for Smart City AI, uma estrutura de referência para otimizar as operações da cidade com gêmeos digitais e agentes de IA. Além disso, a companhia está expandindo sua plataforma de dados em colaboração com a NVIDIA Cosmos para gerar dados de vídeo sintéticos a partir de entradas do mundo real. A partir de dados reais e sintéticos, a Milestone construirá e treinará modelos de linguagem visual (VLMs) de forma responsável. O provedor europeu de nuvem Nebius fornecerá a computação GPU necessária para treinar os modelos. O treinamento dos modelos será realizado através do NVIDIA NeMo Curator no NVIDIA DGX Cloud.
A IA representa um avanço significativo para o desenvolvimento de cidades mais eficientes, melhorando a infraestrutura de Tráfego as Tráfego por meio da plataforma de dados do Projeto Hafnia. Essa plataforma abrange o gerenciamento inteligente de tráfego e transporte, além de proporcionar maior segurança e proteção para pessoas e propriedades.
Os VLMs aprendem a mapear as relações entre dados de texto e dados visuais, como imagens ou vídeos, permitindo que esses modelos de IA gerem resumos e insights a partir de entradas visuais. A Milestone Systems está trabalhando em parceria com a NVIDIA para capacitar cidades europeias, como Gênova, a construir e ajustar aplicações de visão computacional e IA com base em dados totalmente compatíveis e de origem ética. O projeto está fundamentado na integridade regulatória, na diversidade de dados e na relevância da IA, alinhando-se às estruturas legais da UE, incluindo o GDPR e a Lei da IA. Tal medida visa garantir a transparência e a justiça no desenvolvimento de tecnologias de IA.
“O Projeto Hafnia apresentará a primeira plataforma do mundo a atender aos rigorosos padrões regulatórios da UE, utilizando tecnologia NVIDIA. Com a Nebius como nosso provedor de nuvem europeu, agora temos a possibilidade de disponibilizar dados de vídeo em conformidade e de alta qualidade para o treinamento de modelos de IA de visão — totalmente ancorados no continente europeu. Este é um passo significativo no apoio ao compromisso da UE com a transparência, a equidade e a supervisão regulatória em IA e tecnologia, que constituem a base para a inovação responsável em IA”, afirma Thomas Jensen, CEO da Milestone.
Projeto Hafnia: inovação em IA para vídeo
O Projeto Hafnia da Milestone fortalece o desenvolvimento de inovações em IA centradas em vídeo, através da disponibilização de uma biblioteca de dados totalmente compatível e de origem ética para o ajuste fino de modelos clássicos de análise de vídeo e VLMs.
A precisão e as otimizações de desempenho do VLM foram ajustadas para funcionar em GPUs da NVIDIA e no NVIDIA AI Blueprint para pesquisa e resumo de vídeos (VSS).
O projeto Hafnia disponibiliza um modelo de linguagem visual totalmente europeu para a gestão de transportes. O VLM é desenvolvido pela NVIDIA e treinado com um vasto conjunto de dados de transporte responsáveis e compatíveis, provenientes de Gênova, na Itália.
“A IA tem apresentado resultados extraordinários, ultrapassando fronteiras antes consideradas insuperáveis. O avanço contínuo nessa área exige um investimento constante na pesquisa. Em uma parceria com o Projeto Hafnia, estamos unindo esforços para permitir que os desenvolvedores tenham acesso a dados de vídeo fundamentais para o treinamento de novos modelos de Visão Artificial. Essa abordagem orientada por dados constitui um princípio fundamental do Plano Trienal de Tecnologia da Informação, com o objetivo de promover a transformação digital na Itália e, particularmente, na Administração Pública Italiana”, diz Andrea Sinisi, Diretor de Sistemas de Informação da Cidade de Gênova.
Embora o projeto inicial dessas colaborações concentre-se nos dados de vídeo, a estrutura foi concebida para ser expandida a diversos domínios e modalidades, possibilitando futuras ampliações e adaptações, o que aumentará o valor dos dados. O conjunto de dados compatível, bem como o VLM ajustado, serão disponibilizados às cidades que utilizam o Projeto Hafnia por meio de um modelo de licença de acesso controlado, facilitando as ambições da Europa em matéria de IA sem comprometer os padrões éticos.


















