Durante evento fechado realizado no dia 14 de setembro, a Motorola Solutions Brasil mostrou novidades para o mercado em vários segmentos e reforçou a profissionalização no mercado de segurança com a inauguração do Centro de Software para Segurança Pública.
Esses e outros temas foram apresentados por Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions, que destacou os números da empresa no ano de 2022 globalmente e também as aquisições realizadas nos últimos três anos, quando foram adquiridas mais de 20 companhias, com destaque para a Barrett Communications, Videotec, Calipsa e Ava Security. As contínuas negociações reforçam a missão da companhia com a inovação do portfólio para operações críticas, principalmente em soluções de vídeo.
“A companhia faturou pouco mais de U$ 2 bilhões de dólares no segundo trimestre deste ano, com um crescimento de 10 por cento em relação a 2021. Esse crescimento é capitaneado por algumas ações como produtos e integrações de sistemas, com novos projetos. Outra fatia que representa grande crescimento é a de serviços recorrentes, que trazem uma previsibilidade bastante positiva”, destacou Borgonovo.
Luis Rocha, diretor de canais da Motorola, falou sobre o lançamento do WAVE Pix, serviço de conectividade baseado em nuvem serviço flexível baseado em nuvem que opera com dispositivo móvel Android ou IOS ou PCs (com um web dispatcher) e permite a interoperabilidade com sistemas de rádio bidirecionais.
Durante o encontro, os executivos destacaram alguns cases de sucesso onde os equipamentos da Motorola Solutions têm ajudado na segurança. Entre eles, o Metrô do Rio de Janeiro, onde forneceram câmeras corporais para os funcionários em todas as estações, além de soluções de radiocomunicação para as polícias militares nos estados do Paraná e do Pará. Por fim, Elton falou sobre o case da Decoagro, especializada em combustíveis de cana de açúcar.
“Resolvemos um problema recorrente na empresa de incidentes com os colaboradores através do fornecimento de radiocomunicadores com geoposicionamento, alarmes e inteligência para proteger os funcionários”, explicou.
Novos produtos e foco na excelência
O executivo comentou sobre o lançamento do WAVE PTX, um serviço flexível baseado em nuvem que opera com qualquer dispositivo móvel Android ou IOS, e permite a interoperabilidade com sistemas de rádio bidirecionais, nos padrões DMR e TETRA para integrar diferentes dispositivos e equipes.
Um dos destaques do encontro foi o anúncio da inauguração do Centro de Software para Segurança Pública. A iniciativa se baseia na contratação de 60 profissionais brasileiros (desenvolvedores de software, analistas de qualidade e gerentes) que ajudarão a impulsionar a criação da próxima geração de software com objetivo de dar suporte aos agentes de segurança pública por meio de soluções em nuvem e on premise para centros de despacho de emergência.
“Acompanhamos um crescimento expressivo nesse setor dentro do País e, por isso, apostamos no Brasil. A Motorola Solutions tem cinco centros desse tipo espalhados pelo mundo e o empreendimento brasileiro é o único da América Latina”, destacou.
De acordo com Borgonovo, profissionais de software altamente qualificados serão fundamentais no desenvolvimento de software para centros de despacho de emergência de segurança pública local e internacional para melhorar a qualidade, eficiência e rapidez de resposta a chamadas públicas de assistência.
“Eles se unirão à rede altamente experiente de desenvolvedores de software da Motorola Solutions em todo o mundo, colaborando e trocando conhecimentos com equipes baseadas em outros centros, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Polônia, Reino Unido, Austrália e Índia”, destacou Borgonovo.
Os detalhes dos cargos disponíveis podem ser encontrados no site de carreiras da Motorola Solutions.