Pesquisar

Netbr destaca inovações em identidade digital

A parceria da NetBR destacou soluçoes de identidade digital onde a biometria avançada é capaz de prevenir fraudes sofisticadas.

Em sua participação na Febraban Tech, a Netbr esteve ao lado de seus parceiros iProov e Lina, apresentando ao público soluções de ponta em autenticação biométrica com prova de vida e identidade digital descentralizada integrada ao Open Finance. 

O objetivo da parceria foi apresentar ao mercado brasileiro os benefícios de aplicar biometria avançada para prevenir fraudes sofisticadas, como deepfakes e spoofing, cada vez mais comuns em ambientes digitais financeiros. Além disso, será apresentado um caso de uso desenvolvido pela Netbr que integra as tecnologias da solução Ping Identity e da iProov em um fluxo completo de cadastro e autenticação com prova de vida. A demonstração, já apresentada em iniciativas anteriores da iProov, mostra como a combinação dessas soluções permite uma experiência de autenticação fluida, segura e alinhada às necessidades do setor financeiro, com proteção de ponta a ponta contra fraudes digitais sofisticadas.

“A autenticação por biometria com prova de vida representa uma nova era na segurança digital. A nossa participação na Febraban marca um momento importante para mostrar, na prática, como essa tecnologia pode transformar a experiência e a proteção dos usuários”, afirma André Facciolli, CEO da Netbr.

 

Wallet Netbr ID

Já em parceria com a Lina, provedora de tecnologia de compartilhamento de dados e serviços, a Netbr apresentou a Wallet NetBr ID, carteira de identidade digital baseada em credenciais verificáveis, que agora conta com integração direta com dados do Open Finance. A solução permite que os próprios usuários armazenem, gerenciem e compartilhem credenciais como comprovação de residência, maioridade, vínculo bancário ou número de telefone, tudo de forma segura, criptografada e sob controle direto do titular dos dados.

Essa inovação é fruto da integração entre a plataforma de identidade descentralizada da Netbr e o serviço Data Link da Lina Open X, permitindo a emissão de credenciais confiáveis com validade regulatória e auditável, conforme as normas do Banco Central e da LGPD.

“Estamos falando de um novo paradigma para a identidade digital no Brasil, em que o cidadão pode comprovar informações sem expor documentos ou dados sensíveis. Isso reduz riscos de vazamentos e coloca o controle nas mãos de quem realmente importa: o usuário”, explica Ana Claudia Rossi, head de Pesquisa e Desenvolvimento da Netbr.

A tecnologia tem como base o modelo de identidade descentralizada (DID), que promove interações seguras entre emissores, detentores e verificadores de dados.

“Credenciais como essas podem ser usadas em diversos contextos — da contratação de serviços até onboarding em plataformas digitais — sem que a pessoa precise abrir mão da privacidade”, completa Ana.

Durante o evento, os visitantes exploraram de perto como essas soluções estão sendo aplicadas e testadas em cenários reais. Além disso, a a companhia acompanhou discussões sobre regulamentação da identidade digital no Brasil, impacto da IA em processos de autenticação e os próximos passos do Open Finance no país.

“As carteiras digitais são a evolução natural da identidade online, mas precisam ser tratadas com a mesma seriedade da segurança bancária. Nosso objetivo com a Wallet NetBr ID é devolver ao cidadão o controle sobre sua identidade digital, reduzindo os riscos de fraudes e vazamentos”, reforça Facciolli.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.