A Nokia e a Motorola Solutions anunciaram uma integração de tecnologia de drones para serviços de primeiros socorros e indústrias de missão crítica.
A solução pronta para uso, automatizada e aprimorada com IA oferece maior consciência situacional, simplifica operações remotas e agiliza a tomada de decisão.
A solução integra a Nokia Drone Networks com o software de drones CAPE da Motorola Solutions para ajudar a transformar a segurança pública e as operações industriais, aumentando a eficiência operacional, a segurança e a sustentabilidade.
O despacho de drones realizado antes do encaminhamento dos socorristas permite uma avaliação antecipada da gravidade da situação e ajuda a dar suporte à alocação eficiente de recursos. A nova solução permite que as indústrias de segurança pública e de missão crítica despachem drones remotamente de um ou vários centros de operação a qualquer momento para avaliar emergências e riscos, ao mesmo tempo em que recebem inteligência alimentada por IA que pode informar e acelerar decisões para ajudar a manter os profissionais, propriedades e instalações mais seguros.
Os recursos de segurança de voo do software CAPE ajustam o caminho do drone para evitar obstáculos, permanecer dentro de uma área cercada geograficamente e se adaptar a mudanças de altitude do terreno, enquanto a IA assistiva ajuda os operadores a analisarem dados em tempo real. A tecnologia drone-in-a-box da Nokia se conecta via redes 4G/LTE ou 5G para alcance mais amplo e operação remota além do campo de visão (BVLOS).
Os programas Drone as First Responder (DFR) demonstraram um aumento na segurança do primeiro respondente ao fornecer inteligência tática, permitindo melhor coordenação, supervisão e transparência nas operações. Para indústrias de infraestrutura crítica como petróleo e gás, portos, serviços públicos, mineração, energia e manufatura, os recursos de operação remota e BVLOS da tecnologia ajudam a melhorar a segurança dos profissionais em ambientes industriais e a reduzir os custos de operação de locais de difícil acesso, como parques eólicos offshore. Múltiplos sistemas drone-in-a-box podem servir como uma alternativa sustentável aos helicópteros, reduzindo significativamente as emissões de carbono.
“Em 2018, criamos e desenvolvemos o primeiro programa de segurança pública do mundo, o Drone as First Responder, em parceria com a Motorola Solutions, utilizando seu software de drone CAPE. Desde então, voamos com sucesso em mais de 21 mil missões. Nosso programa DFR tem sido fundamental em situações críticas de vida ou morte, fornecendo conscientização aérea ou ajudando os policiais a acalmarem incidentes, fornecendo informações vitais em tempo real”, diz Roxana Kennedy, chefe do Departamento de Polícia de Chula Vista, na Califórnia.
“Inovamos onde nossos clientes mais precisam de nós para levar a eles mais inteligência para decisões mais rápidas. Esta solução drone-in-a-box reforça o nosso compromisso com a inovação de drones que se encaixa perfeitamente nos fluxos de trabalho atuais dos nossos clientes para dar aos responsáveis por nossa segurança insights de transmissão ao vivo acionáveis, ao mesmo tempo em que simplifica a coleta de evidências”, explica Jehan Wickramasuriya, vice-presidente corporativo de Plataformas de Inteligência e IA da Motorola Solutions.
“Estamos orgulhosos de colaborar com uma inovadora como a Motorola Solutions neste passo significativo em direção a uma indústria de drones mais madura e sustentável para o benefício dos nossos clientes, profissionais e comunidades. Juntos, estamos definindo as melhores práticas tecnológicas em conectividade de drones e IA. Com uma arquitetura de API aberta que facilita a integração com aplicações de terceiros e outras soluções como o MX Grid da Nokia, o Nokia Drones-in-a-Box e o software CAPE da Motorola Solutions, transformamos drones em ajudantes diários para a segurança pública e para as operações de missão crítica”, diz Stephan Litjens, vice-presidente de CNS Enterprise Campus Edge Solutions na Nokia.
As redes de drones da Nokia estão em conformidade com os padrões internacionais da indústria e oferecem tecnologia duradoura com componentes atualizáveis que reduzem o lixo eletrônico.