Uma nova especificação técnica acaba de ser publicada com o objetivo de ajudar a manter a privacidade pessoal e a proteção da segurança dos cidadãos dentro de sistemas tão complexos como Cidades Inteligentes.
Tecnologias como computação em nuvem, a Internet das Coisas, as redes móveis e inteligência artificial são apenas algumas das ferramentas que as cidades utilizam para aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, mas também nos expõem a riscos e vulnerabilidades relacionados à privacidade e segurança pessoal.
A ISO / IEC TS 27570, que indica diretrizes de privacidade para cidades inteligentes, fornece recomendações e orientações sobre a gestão e sobre o uso de padrões de apoio. Essas recomendações se aplicam a organizações e partes interessadas preocupadas com a entrega, uso ou disponibilidade de serviços em um ecossistema de cidade inteligente, onde muitas tecnologias, sistemas e outras partes interagem de várias maneiras complexas.
O professor Kai Rannenberg, coordenador do grupo de especialistas que desenvolveu a especificação técnica, disse que essa complexidade pode representar desafios para a proteção da privacidade, mas ressaltou que existem muitos padrões diferentes que podem ser usados, incluindo aqueles para Big Data, Cloud, Governança de TI e outros.
“O segredo é saber qual é o mais adequado e como pode ser utilizado da melhor maneira. A ISO / IEC TS 27570 fornece orientação sobre como se beneficiar dos padrões disponíveis da forma mais eficaz”.
O documento tem foco tanto nas diversas agências que podem utilizar os serviços, assim como no cidadão e fornece orientação sobre como os padrões de privacidade podem ser usados em um nível global e organizacional para o benefício dos destes.
Além disso, abrirá o caminho para padrões de privacidade futuros para cidades inteligentes, incluindo tópicos como comunicação, planos de gerenciamento de privacidade e formulação de políticas, bem como gerenciamento de consentimento, para citar alguns.
O ISO / IEC TS 27570 é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organização, incluindo empresas públicas e privadas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos que fornecem serviços em ambientes de cidades inteligentes.
A especificação técnica foi desenvolvida pelo subcomitê SC 27, de Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade, pertencente ao comitê técnico conjunto ISO / IEC JTC 1, braço de tecnologia da informação da ISO e a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).