Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Estudo de Caso: Orlando Sanford International Airport

O Aeroporto Internacional Orlando Sanford (SFB), conhecido como o portal para o sol da Flórida Central, recebe quase dois milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto Internacional Orlando Sanford (SFB), conhecido como o portal para o sol da Flórida Central, é um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos e recebe quase dois milhões de passageiros por ano.

Em um aeroporto com essa capacidade, o tempo de resposta a incidentes é crucial para uma tomada de decisão eficaz e, portanto, para garantir a segurança dos funcionários e dos passageiros. Embora o aeroporto empregasse um sistema de CFTV analógico mais antigo para monitorar problemas de segurança, esse sistema não tinha a funcionalidade nem a capacidade de arquivar adequadamente as gravações de vídeo, pois utilizava a tecnologia de videocassete.

Essa tecnologia antiga impunha muitas limitações para o pessoal de segurança do SFB, pois não só a reprodução das fitas era limitada a equipamentos específicos, mas a qualidade da imagem era extremamente ruim devido às fitas serem reutilizadas e sobrescritas mensalmente. Da mesma forma, não havia como verificar se os canais de vídeo das câmeras ao vivo estavam realmente sendo gravados conforme previsto, e manobrar e extrair vídeos arquivados não era considerado um processo fácil ou rápido.

Assim, para manter todas as atividades de negócios, funcionários e o alto volume de passageiros protegidos em todos os momentos, a administração do SFB sabia que precisava de um novo sistema que atendesse às suas necessidades de segurança.

Necessidades de segurança aeroportuária

Com anos de experiência em segurança aeroportuária e muito conhecimento sobre o sistema existente, Bryant Garrett, CFO e Chefe do Departamento de Polícia do Aeroporto de Sanford, foi responsável por supervisionar a seleção do novo sistema. Os seus requisitos eram simples. Primeiro, ele queria um sistema que fosse integrável, escalável e flexível. Com esses recursos, eles não apenas seriam capazes de capitalizar os investimentos existentes em hardware e crescer em necessidades futuras, mas, de acordo com Garrett, “um sistema não proprietário permitiria que o aeroporto obtivesse propostas competitivas de vários fornecedores de hardwares.”

Além disso, ele queria poder ter a exibição na tela de várias câmeras e a funcionalidade de manipular câmeras PTZ. Mais importante, ele queria poder alternar rapidamente de vídeos ao vivo para arquivados e exportar facilmente seleções de vídeos arquivados em formato de alta qualidade para as autoridades revisarem de outra estação de monitoramento.

Em última análise, o SFB precisava de um sistema com aplicativos simplistas, suporte confiável e tecnologia avançada que pudesse garantir informações precisas e gerenciamento oportuno dos problemas de segurança. Enfatizando a alta eficiência e funcionalidade, e com o apoio do integrador da Genetec, SiteSecure, Bryant Garrett Garrett e o Aeroporto Internacional Orlando Sanford decidiram que a solução avançada de vigilância de segurança IP da Genetec, Omnicast, era a melhor escolha.

Os benefícios da vigilância por IP

Hoje, muitos usuários situados em vários locais podem aproveitar esses recursos do Omnicast diariamente. “Sua capacidade de oferecer visualizações de vídeo ao vivo e gravado de basicamente qualquer lugar no aeroporto onde havia acesso à rede foi uma grande vantagem para o aroporto”, afirmou Bowman. Os gerentes de terminal monitoram o tráfego de aeronaves nos portões, a atividade terrestre e aérea, o congestionamento de passageiros entre o terminal e o desembaraço aduaneiro e todos os acessos de porta em todas as grandes instalações. Além disso, a aplicação da lei supervisiona o local a partir de um centro de despacho remoto que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O sistema já aumentou a eficiência da tomada de decisões no aeroporto e também contribuiu para a prevenção de falhas de segurança. Em algumas ocasiões, o SFB evitou a necessidade de evacuar os passageiros do terminal para uma nova triagem muito agravante, quando os oficiais de segurança estavam preocupados com a possibilidade de uma violação de segurança.

Depois de analisar as imagens arquivadas do incidente em questão, “o Omnicast foi capaz de identificar rapidamente que não havia ocorrido uma violação”, afirmou Garrett, e as operações continuaram normalmente. Da mesma forma, com muitos indivíduos diferentes passando por zonas de alta segurança dentro do aeroporto, a qualidade de imagem nítida dá ao pessoal de segurança a capacidade de atribuir culpa no caso de ocorrer uma intrusão.

No geral, tanto o Garrett quanto o Bowman ficaram muito felizes com a implementação do novo sistema e a equipe do SFB aprecia as vantagens que o sistema oferece diariamente. Igualmente, ambos ficaram impressionados com o apoio que receberam da Genetec. “Uma das principais razões pelas quais preferimos o Omnicast quando propomos um sistema NVR é porque [a Genetec] sempre cuidou bem de nós”, afirma Bowman. “Quando você tem problemas, precisa saber que tem com quem contar e o suporte [da Genetec] sempre foi fabuloso.”

A solução Omnicast permitiu ao SFB não apenas economizar dinheiro, mas também melhorar significativamente seu tempo de resposta e processo de tomada de decisão nesse ambiente crítico. Mais uma vez, a solução Omnicast da Genetec garantiu que os rigorosos requisitos de segurança dos aeroportos atuais fossem atendidos e, devido à sua iniciativa de investir em um sistema de segurança avançado e confiável, o Aeroporto Internacional Orlando Sanford está totalmente satisfeito com o aumento do nível de segurança que agora pode oferecer seus passageiros e pessoal.

Picture of Aurélio Abujamra

Aurélio Abujamra

Jornalista no portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também