A Verizon e a Motorola Solutions formaram uma parceria para criar uma solução push-to-talk de missão crítica destinada a Grupo de Primeiros Socorros que aproveita a LTE para oferecer comunicação de alto nível a prestadores de primeiros socorros através de voz, dados e vídeo em diversos dispositivos.
A solução pode ser integrada a sistemas de rádio móvel terrestres (LMR), estendendo comunicações push-to-talk interoperáveis para usuários de segurança pública sem rádios ou áreas de cobertura externa.
O projeto tem como base os padrões do Projeto de Parceria de 3ª Geração (3GPP) para comunicação push-to-talk de missão crítica (MCPTT), que incluem qualidade de serviço e prioridade de rede e preferência para segurança pública, além de tempo configuração rápida. Além disso, o sistema complementa os recursos fornecidos pelas redes LMR, fornecendo mensagens multimídia, dados de missão crítica e streaming de vídeo ao vivo.
Usando o serviço Critical Connect da Motorola Solutions, que é baseado em um gateway e infraestrutura de interoperabilidade em nuvem, o Group First Response fornece funcionalidade de comunicação em missão crítica para aqueles que estão fora de uma rede LMR. Dessa forma, os socorristas ganham versatilidade para se comunicar em situações críticas e respondem de forma mais eficaz. Ao aumentar as redes de comunicação LMR de segurança pública com soluções como Group First Response, ele libera a capacidade do sistema de rádio primário de uma agência, fornecendo segurança adicional, cobertura e, o mais importante, redundância.
“Para os socorristas, a capacidade de se comunicar usando texto, voz e vídeo é essencial para proteger os cidadãos que eles têm o dever de proteger. O Group First Response aproveita a premiada rede 4G LTE da Verizon, fornecendo interoperabilidade e recursos de comunicação essenciais necessários em situações de missão crítica”, disse Vickie Lonker, vice-presidente de desenvolvimento de produtos do setor público da Verizon.
Comunicação eficaz
Com o Group First Response, os usuários finais podem fazer chamadas seguras em grupo e privadas por voz e vídeo, compartilhar arquivos e multimídia e usar recursos como logins baseados em funções, que são configurados para fornecer os recursos, contatos e grupos de conversação corretos com base em diferentes papéis. Além disso, podem iniciar chamadas em grupo dinâmicas, solicitar vídeo, ver a localização e o histórico de localização, além de criar grupos de conversação baseados em área.
“As agências de segurança pública confiam no sistema LMR para comunicações de voz resilientes e também reconhecem as percepções situacionais e as eficiências operacionais que os dados LTE podem oferecer. A interoperabilidade de multimídia em redes e dispositivos é cada vez mais importante e a introdução do Group First Response oferece aos socorristas a solução MCPTT integrada com a operadora mais rica em recursos do mercado para conscientização e colaboração sem precedentes”, disse John Zidar, vice-presidente sênior de Canais Globais Enterprise da Motorola Solutions.