A Pure Storage, em parceria com a Wakefield Research, divulgou um relatório que identifica o impacto da TI na sustentabilidade e os desafios para atender às demandas urgentes e crescentes para que a TI impulsione essa importante mudança pelo meio ambiente.
Com o nome de Drivers of Change: Pure Storage IT Sustainability Impact Survey 2022, a pesquisa examina as oportunidades de colaboração dos profissionais de TI com os diretores de sustentabilidade para reduzir a pegada ambiental das empresas. O relatório reúne opiniões de 1000 diretores de programas de sustentabilidade e traz resultados consistentes em mercados globais, incluindo EUA, Reino Unido, França e Alemanha. Os destaques incluem:
- Metade dos gerentes de sustentabilidade está atrasada em relação às metas do seu departamento: A maioria dos gerentes de sustentabilidade – 78% – diz que a liderança de sua empresa está tratando as iniciativas de sustentabilidade como prioridade, com a maioria planejando atingir as metas dentro de 3 a 7 anos (56%). No entanto, apenas cerca de metade (51%) dos entrevistados dizem que estão no caminho certo para atingir esses objetivos.
- A tecnologia tem um papel fundamental e crescente na condução de iniciativas de sustentabilidade: 86% dos gerentes de programas de sustentabilidade concordam que as empresas não podem atingir suas metas de sustentabilidade sem reduzir significativamente o uso de energia de sua infraestrutura de tecnologia. Esse problema ficará mais grave, pois 81% desses executivos prevê que o impacto da infraestrutura de tecnologia na pegada de carbono das empresas aumentará nos próximos 12 meses.
- Desalinhamento entre equipes de TI e sustentabilidade nas decisões de compra: Mesmo com o aumento da pegada de carbono da tecnologia, 59% dos entrevistados estimam que a posição dos fornecedores em relação à sustentabilidade provavelmente será negligenciada durante o processo de escolhas para compras. O cenário fica ainda mais preocupante quando analisamos a opinião dos gerentes de sustentabilidade: quase 2 em cada 3 (64%) dizem que só se envolvem nos projetos depois que o processo de compra de tecnologia já começou.
- Falta de apoio das equipes de TI: Mais do que qualquer outra função como finanças, liderança e operações, a TI foi identificada por não tomar as medidas necessárias para apoiar as metas de sustentabilidade da empresa (34%). Apenas cerca de metade (51%) dos executivos afirma que sua equipe de TI está levando em consideração a sustentabilidade ao tomar decisões sobre compras de tecnologia.
Impacto da TI na sustentabilidade: papel fundamental das empresas
Atualmente, os data centers respondem por 1% do consumo global de energia. O Fórum Econômico Mundial (WEF) estima que a digitalização gerou 4% das emissões globais de gases de efeito estufa apenas em 2020. Por outro lado, se ampliadas da melhor forma, as tecnologias são capazes reduzir as emissões em 20% até 2050.
Data centers e digitalização são essenciais em qualquer estratégia de sustentabilidade corporativa. Embora os gerentes estejam trabalhando para atingir metas ambientais críticas, eles não podem fazer isso sem uma infraestrutura de TI mais sustentável e que ao mesmo tempo ofereça alta eficiência, escalabilidade e simplicidade.
Como resultado, há uma grande oportunidade para os profissionais de TI ajudarem as empresas a avançar na redução do impacto ambiental. Ao construir e adotar uma infraestrutura de tecnologia sustentável, apoiada por fornecedores inovadores com solução eficiente e escalonável, as equipes de TI têm potencial para causar impacto significativo e imediato por meio da tecnologia projetada para reduzir significativamente a energia, o resfriamento e o desperdício.
“Conforme as cargas de trabalho de dados aumentam, é fundamental mitigar o impacto ambiental da infraestrutura de dados. Este relatório sobre o papel fundamental que a TI pode desempenhar na sustentabilidade pode ser uma ferramenta importante para ajudar os líderes de TI a melhorar suas estratégias de armazenamento de dados e diminuir a pegada de carbono de sua empresa à medida que avançam em sua transformação digital”, diz Ajay Singh, diretor de Produtos da Pure Storage.