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PPA aposta no mercado externo

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A PPA aposta no mercado externo após diversas aquisições e se torna player global, expandindo sua presença e aumentando o volume de vendas para países da América Latina e Europa

Parte desse investimento em novos empreendimentos é a construção da nova fábrica, localizada em uma área de 4.500 m2, em Garça, no interior de São Paulo. O local servirá para atender ao aumento da demanda por produtos, já que a PPA tem expandido sua atuação no mercado de segurança tanto no Brasil como no exterior.

A pandemia acelerou ainda mais o crescimento da empresa no ano passado, devido ao maior tempo de permanência das pessoas em casa, em isolamento social, e à maior procura por segurança doméstica. Para completar, a desvalorização do real tornou os produtos da empresa mais competitivos no mercado externo.

Fundada em 1983 por Flavio Aparecido Peres e dirigida atualmente pelo filho Samuel Peres, a PPA é um exemplo bem-sucedido de empresa familiar e 100% brasileira. De acordo com Samuel, o principal segredo para o sucesso da PPA está na sólida rede de mais de 500 distribuidores em território nacional.

“A PPA dedica uma atenção especial aos distribuidores, dando treinamento e suporte técnico de alta qualidade. Além disso, nós garantimos a eles uma margem de lucro saudável. Isso é possível graças a nossos baixos custos de produção. Nossa produção é bastante verticalizada. Hoje, 90% do material é produzido na própria fábrica. Fazer tudo aqui dentro dá mais trabalho, mas isso nos deixa mais competitivos.”

 

Movimento de aquisição e expansão

 

A construção desta rede, ao longo de quase quatro décadas, feita em parceria Flavio e sua esposa Mara Eliana, vice-presidente da empresa, foi acompanhada de perto por Samuel e sua irmã Mariane, que hoje atua como diretora de marketing da PPA.

 O alto investimento em inovação é outra característica da PPA. De acordo com Samuel, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias é uma preocupação permanente de seu pai desde a fundação da empresa.

O executivo lembra, no entanto, que o grande salto tecnológico da PPA aconteceu em 2011. Depois de alguns dias visitando fábricas no Japão, Flavio e Samuel decidiram trazer para a PPA aquilo que havia de mais avançado no setor.

Nos últimos anos, a PPA adquiriu três empresas: a fábrica de movimentadores de corrente CelTron, a Citrox, especializada em câmeras (CFTV), controle de acesso, alarmes e IoT (internet das coisas) e a linha de cercas elétricas GCP. Além disso, a empresa abriu a PPA Care, com foco no desenvolvimento de equipamentos médico-hospitalares.

Com essas aquisições, a PPA passou a contar com um contingente de 700 colaboradores, sendo que mais de um terço deste total foi incorporado durante a pandemia. A área fabril da empresa chegou à marca de 25.000 m2 de área construída, espalhados por diversas regiões do país. Conforme destaca Flavio Peres, as aquisições permitiram completar a linha de produtos oferecida pela empresa.

 “As aquisições permitiram que a gente completasse a nossa linha de produtos. O distribuidor tem que ter a linha completa para oferecer a um instalador. Assim, ele pode ir à casa das pessoas e vender tudo o que elas precisam em termos de segurança”, disse .

Hoje, a PPA exporta para mais de 30 países e é líder na indústria de automatização de portas, portões e cancelas da América Latina. A empresa tem experimentado um forte crescimento nas exportações para os países latino americanos – com destaque para o México -, para os Estados Unidos e a Europa.  Com uma ampla rede de distribuidores no exterior, a PPA pretende repetir a fórmula de sucesso e garantir um crescimento sólido no mercado internacional.

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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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