A cerimônia de abertura da 16ª edição da ISC Brasil, que aconteceu ontem, no Expo Center Norte, em São Paulo, destacou Segurança Pública e registrou os avanços do Programa “Smart Sampa”, da Prefeitura de São Paulo.
A Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, anunciou avanços no programa, que prevê a instalação de mais de 40 mil câmeras integradas, sendo 20 mil da prefeitura e 20 mil da iniciativa privada e comerciantes na cidade de São Paulo até fevereiro de 2025. A iniciativa começou em agosto deste ano e até outubro há previsão de instalar 200 câmeras na região central inicialmente. Até fevereiro de 2024, a previsão é de que 5 mil câmeras estejam instaladas em regiões escolhidas na cidade de São Paulo.
De acordo com o projeto, está prevista a instalação de 40 mil câmeras de identificação visual do Programa Smart Sampa com o objetivo de inibir e afastar a criminalidade com alertas de ocorrência em tempo real e dar respostas rápidas com dados gerados pela Central de Monitoramento. Com investimentos de cerca de R$ 9,8 milhões (via consórcio), as câmeras serão distribuídas pelas regiões: 3.300 na região Central; 6.000 mil na Zona Leste, 3.500,00 Zona Oeste, 2.700 da Zona Norte e 4.500 na Zona Sul. A escolha das localidades será em pontos públicos estratégicos como entradas e saídas da cidade; próximos a escolas e pontos de saúde, em praças e parques e em locais que facilitem monitoramento urbano e do trânsito.
Segundo Elza, integração das forças públicas de segurança somado aos investimentos em inovações tecnológicas do setor são o caminho para a evolução da Segurança Pública.
“Trouxemos para São Paulo esse ano mais de mil GCMs, com novos profissionais iniciando na academia para que até março do próximo ano possamos devolver novos agentes policiais. Contratamos mais de 270 novas viaturas, mais de 118 motos e drones para táticas especiais”.
Cerimônia de abertura reforça importância da Segurança Pública
Além da secretária municipal de Segurança Urbana de SP, Elza Paulina de Souza, como representante do prefeito Ricardo Nunes, a abertura oficial da ISC Brasil 2023 contou com a participação das principais autoridades em segurança pública do estado de São Paulo: Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia e Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares; Rafael Velasco Brandani, Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça; Capitão Guilherme Derrite, Secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, representando o Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas; e Marcio Alves, Diretor de Portfólio da RX, organizadora e promotora da ISC Brasil.
A cerimônia de abertura contou também com a presenças de representantes de entidades do setor, como Jeferson Nazário, Presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores; Flávio Sandrini, Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo – SESVESP; Marco Lopes, Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança – ABSEG; Ricardo Tadeu, Presidente da Associação Brasileira de Cursos e Aperfeiçoamento de Vigilantes – ABCFAV; Humberto Barbato, Presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE; Altair Luga, Presidente do Sindicato das Empresas de Escolta do Estado de São Paulo – SEMEESP; e Roberto Filho, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança – ABIMDE.
“Estamos muito felizes com a cerimônia de abertura do evento. Os depoimentos das autoridades mostram como nosso setor está unido, aquecido e, principalmente, mais tecnológico do que nunca. Na feira, os visitantes poderão ver o que há de mais novo no nosso segmento de Segurança Eletrônica e Urbana, com experiências imersivas e inéditas”, finaliza Jacqueline Gagliano, Gerente de Produtos da ISC Brasil.