A Prosegur consolida lucros, com vendas de 1.637 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Esse número é 7,8% menor do que no mesmo período do ano passado.
Assim como nos trimestres anteriores, o valor da receita refletiu a venda de 50% do negócio de alarmes na Espanha. Vale destacar o bom desempenho das receitas em moeda local nas áreas geográficas da América Latina e do resto do mundo. Por outro lado, a Europa ainda mostra os efeitos negativos da crise de saúde, embora uma tendência de recuperação comece a ser observada. Por fim, a taxa de câmbio continuou desfavorável e reduziu o resultado em 10,3%.
Em termos de rentabilidade das operações, o EBITA no primeiro semestre do ano foi de 93 milhões de euros, com uma margem de 5,7%. Estes números representam uma ligeira redução da rentabilidade, explicada pelos menores volumes causados pela pandemia e pelo aumento dos investimentos em transformação digital. Por unidades de negócios, tanto a Prosegur Security quanto a Prosegur Cash relatam evolução favorável em suas margens.
O resultado líquido foi de 29 milhões de euros em 2021, 1,6% superior ao primeiro semestre de 2020, e o resultado líquido consolidado foi de 26 milhões de euros após o desconto de interesses minoritários; um aumento de 16,3%.
A Prosegur mantém boa geração operacional de caixa, superior à média histórica do grupo, se isolarmos os efeitos atípicos de 2020. O fluxo de caixa operacional atingiu 91 milhões de euros ao final do período e representa um EBITdA para conversão de 61%, após normalização para o impacto da norma IAS 16. Vale destacar também a evolução favorável do capital de giro no trimestre, impulsionada pela melhora do prazo médio de recebimento.
Lucros: desenvolvimento por linha de negócios
A Prosegur Security, negócio de vigilância e tecnologia, registrou vendas de 826 milhões de euros, 7,4% a menos que no mesmo período do ano passado. Esta unidade registou um crescimento orgânico ligeiramente positivo, com destaque para o comportamento favorável dos mercados espanhol e americano. As vendas de soluções integradas de segurança continuam a aumentar representando 37% das vendas, onde se destacam as soluções de Segurança e Continuidade de Negócios, somando-se às soluções de Segurança mais tradicionais.
A Prosegur Security melhorou notavelmente a rentabilidade das suas operações, com um crescimento do EBITA de 27,3% para 27 milhões de euros e uma margem de 3,3%. A melhoria da rentabilidade foi impulsionada pelo desenvolvimento de novos produtos, otimização da carteira de clientes e rígido controle de custos.
A Prosegur Alarms, unidade de alarmes residenciais e empresariais, registou vendas de 97 milhões de euros no primeiro semestre de 2021, 6,1% menor do que nos primeiros seis meses de 2020. Esta redução do volume de negócios deve-se principalmente à desconsolidação de Espanha e a taxa de câmbio negativa na América Latina. No entanto, a unidade voltou a apresentar crescimento orgânico positivo de 23,8% e essa tendência de recuperação dos trimestres anteriores se manteve. Na Espanha, a Movistar Prosegur Alarmas adicionou 38.000 conexões no período e a sua base total de conexões já ultrapassa 639 mil no grupo de geografias onde esta unidade de negócio opera.
Prosegur Cash
A Prosegur Cash, subsidiária Cash-In-Transit, alcançou vendas de 692 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, 10,3% menos que no primeiro semestre do ano passado. Em geral, o Prosegur Cash apresentou um crescimento orgânico positivo no trimestre em todas as geografias em que opera. No entanto, os lucros continuam a mostrar o impacto translacional negativo das moedas.
Os novos produtos continuam evoluindo favoravelmente e aumentaram seu peso relativo no faturamento geral da Prosegur Cash. As vendas neste segmento atingiram 148 milhões de euros nos primeiros seis meses, o que representou 21,4% da receita total da empresa.
O EBITA da Prosegur Cash atingiu 91 milhões de euros no primeiro semestre do ano, com margem de 13,1%. Excluindo as mais-valias decorrentes dos desinvestimentos do período, o EBITA ascende a € 70 milhões, com uma margem de 10,2%.
No segmento de Cibersegurança, a Prosegur AVOS e a Cipher registaram vendas de 31 e 7 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, respetivamente. Esses números são relativos a novas unidades de negócio. A Prosegur AVOS mantém um crescimento de dois dígitos, acima de 15% e seu plano de crescimento inorgânico está progredindo de forma satisfatória. A Cipher obteve melhora nos lucros de 400 pontos base.