Ricardo Neves, CEO da everis Brasil, empresa do Grupo NTTDATA, assumiu, no dia 2 de agosto, a presidência da Fundação everis Brasil, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O executivo sucede a Antônio Carlos Valente, que atuou na presidência desde a criação da fundação em 2018.
Neves diz que seu objetivo na fundação será dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e estimular a participação voluntária dos profissionais e clientes da everis Brasil. Segundo ele, isso será feito a partir de programas para preparação e mobilização de novos voluntários.
“Meu propósito será motivar nossos mais de 4 mil funcionários e muitos dos nossos clientes, especialistas em negócios e tecnologia, para exercitar alguns de seus propósitos por meio de projetos da fundação. Muitas vezes as pessoas querem exercitar ações de voluntariado, mas não sabem como ou não se sentem preparados. Nós vamos apoiá-los”, afirma.
Antônio Carlos Valente, que assumirá a presidência do Conselho de Administração da fundação, diz que o maior desafio foi a criação da fundação e a consolidação dos projetos que gerem valor à sociedade. Ele ressalta o potencial dos colaboradores da everis no apoio aos projetos da fundação e informa que algumas fundações dispõem de recursos financeiros abundantes.
Para o novo presidente da fundação, o trabalho na fundação é uma oportunidade de gerar mais valor à sociedade, contribuindo ainda mais para o seu desenvolvimento socioeconômico.
“Uma empresa privada como a everis utiliza recursos da sociedade para gerar valor de negócio aos clientes, assim como retorno ao acionista e demais stakeholders. O trabalho da fundação tem como objetivo ‘devolver mais à sociedade perante os recursos que usufruímos dela. E, ao fazer isso, ocorre um círculo virtuoso, pois quanto mais você retorna à sociedade, mais pode usufruir. Ao diminuir as desigualdades, aumentamos o mercado consumidor e de trabalho, por exemplo”, ressalta.
Atualmente, existem três programas em andamento:
Empreenda Saúde – lançado em 2015, incentiva o empreendedorismo, a inovação, desenvolver talentos e reconhecer negócios com potencial transformador na área de saúde. Desde sua fundação, avaliou quase mil projetos e 92% dos finalistas receberam aporte financeiro após o evento (em 60% dos casos R﹩ 1 milhão ou mais).
Programa Púlsar – criado em 2017, oferece mentorias de mulheres influentes em suas áreas de atuação, incluindo executivas da everis e de seus clientes, para jovens mulheres de 15 a 25 anos, de escolas públicas e instituições parceiras. Consiste em mentorias individuais nas quais as participantes, por meio de modelos de referências, descobrem ou aprimoram seu talento e potencial, assim contribuindo para a redução da desigualdade de gênero.
Oficinas “Play and Make it” de Programação e Robótica para crianças – voluntários da Fundação everis comandam atividades para estimular o pensamento computacional, a criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, gerando interesse pela tecnologia. Nas oficinas, presenciais e on-line, as crianças têm acesso a ferramentas de programação como Scratch, do MIT, entre outras. Desde sua implementação, em 2018, já impactou pouco mais de 600 crianças de oito a 12 anos.