Pesquisar

Segurança com IA protege Museu Imperial do Brasil

O projeto de segurança do Museu Imperial, no Rio de Janeiro, envolve produtos da Vivotek com IA e integrações que protegem a valiosa coleção.

O Museu Imperial, localizado no centro histórico de Petrópolis, é um dos mais visitados pontos turísticos do Rio de Janeiro. Um projeto recente, que envolveu segurança com IA em vários níveis, tornou esse espaço mais protegido contra a violência urbana. 

Para aprimorar ainda mais a segurança e otimizar a gestão de visitantes, a equipe de segurança do Museu Imperial finalizou um projeto com câmeras da Vivotek para uma modernização de vigilância de ponta. 

O Museu Imperial abriga uma das mais importantes coleções do período imperial brasileiro, incluindo a icônica coroa de Dom Pedro II. Como o principal depositário nacional de artefatos do Segundo Reinado, o museu exibe mais de 300.000 itens históricos – desde peças museológicas e de arquivo até livros raros – tornando-o um recurso vital para pesquisadores e entusiastas da história. Com mais de 300.000 visitantes anuais, o museu desempenha um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural da nação.

Demandas em mudança exigem vigilância inteligente 

À medida que o número de visitantes crescia e as demandas de segurança evoluíam, o museu precisava de um sistema de vigilância mais inteligente para lidar com preocupações importantes e atender demandas como: 

  • Proteção de artefatos de alto valor: A Sala da Coroa, onde a Coroa Imperial de Dom Pedro II está exposta, exigia monitoramento contínuo de alto nível. 
  • Gestão do fluxo de visitantes: O rastreamento em tempo real era necessário para evitar congestionamentos e melhorar a experiência do visitante. 
  • Recursos de segurança inteligentes: A atualização para análises alimentadas por IA proporcionaria detecção de intrusão aprimorada, monitoramento mais preciso e redução de alarmes falsos. 

 

Projeto de segurança baseado em IA

A Vivotek fez parceria com a ALCA Network para implementar um sistema de vigilância orientado por IA, adaptado às necessidades do museu, que incluía um Sistema de Gerenciamento de Vídeo VSS Pro, fornecendo controle centralizado com integração perfeita de Inteligência Artificial, para garantir monitoramento preciso e gerenciamento de vigilância em tempo real. As câmeras com IA foram instaladas em áreas chave, incluindo a Sala da Coroa, oferecendo vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana, com recursos avançados de detecção de intrusão. Além disso, as câmeras 3D para contagem de pessoas foram instaladas em zonas de alto tráfego. Essas câmeras fornecem rastreamento em tempo real do fluxo de visitante e oferecem informações valiosas para o gerenciamento eficaz de multidões. Além disso, foi feita uma atualização de segurança integrada, garantindo que a nova implantação se integrasse perfeitamente ao sistema existente de 88 câmeras, aprimorando a segurança do museu e garantindo o monitoramento abrangente de áreas críticas.

Proteção unificada e robusta 

Com a solução de segurança com IA da Vivotek já em funcionamento, o Museu Imperial passa a contar com proteção robusta para seus artefatos mais preciosos e ganhou ferramentas poderosas para gerenciar o fluxo de visitantes. O VMS unificado e as análises orientadas por IA proporcionaram um monitoramento mais preciso, reduzindo significativamente o risco de alarmes falsos e melhorando a eficiência operacional. 

“Graças à parceria com a Vivotek e a ALCA Network, agora temos um sistema de segurança moderno e inteligente que não apenas protege nossas coleções, mas também nos ajuda a gerenciar melhor o fluxo de visitantes. Os dados e relatórios em tempo real têm sido incrivelmente úteis para o planejamento operacional, e estamos mais confiantes do que nunca na segurança de nossos artefatos”, destacou Claudio Leal, Chefe de Segurança Eletrônica do Museu Imperial.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.