O COP Internacional reunirá as principais lideranças da área para debater pautas essenciais da Segurança Pública nacional. O evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, no São Paulo Expo, confirma a presença das principais autoridades e lideranças dos 26 Estados e o Distrito Federal, além de comitivas de profissionais de segurança pública de todo o país.
O Congresso promete ser um marco na busca por soluções colaborativas e efetivas para os desafios enfrentados no país. Além das diversas palestras ministradas por autoridades e referências do meio e de uma feira de negócios que reúne empresas dos setores bélico, tático, outdoor, tecnológico e de inteligência, dentro da programação do COP Internacional está confirmada a realização de encontros dos conselhos e comitês que regem a segurança pública nacional, tais como:
- Encontro dos Secretários de Segurança Pública Estadual – CONSESP;
- Encontro dos Comandantes Gerais das Polícias Militares – CNCG;
- Encontro dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC;
- Encontro dos Delegados Coordenadores de Operações Policiais Especiais – CNCOPE;
- Reunião dos Comandantes BOPE.
O evento também sediará o 1º SENACOLI – Seminário Nacional de Compras Governamentais e Licitações e o Encontro Nacional da Indústria de Defesa e Segurança (ENIDS), organizado pela Associação Brasileira de Produtos Controlados (APCE). Um dos destaque do COP Internacional será a criação do Conselho do Batalhão de Operações Policiais Especiais. Pela primeira vez, os comandantes do BOPE de todo o país estarão juntos a fim de fundar seu Conselho, com o objetivo de fortalecer e aprimorar as ações da elite de enfrentamento de situações críticas.
“Na COP Internacional, teremos a oportunidade de discutir a segurança pública sob a ótica do prejuízo financeiro ao crime organizado. Em São Paulo, a integração entre as polícias têm resultado numa asfixia ao tráfico de drogas, o que representa impacto na baixa de diversos índices criminais. Minha expectativa é de que vamos avançar muito nessa discussão durante o evento”, afirma Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo.
O evento terá uma área VIP, onde autoridades terão a chance de trocar experiências e fortalecer parcerias entre os estados e instituições fomentando a integração entre as corporações e forças de defesa e segurança de todas as regiões.