O setor de Energia está fortalecido na WDC Networks. A distribuidora anunciou uma parceria com a Huawei, formalizada em Dubai, na área de Digital Power, oferecendo para os clientes no Brasil a possibilidade de locação das soluções para Infraestrutura de Data Centers (Edge e Central) e Armazenamento de Energia. Estão inclusos equipamentos como controle inteligente de temperatura e energia, baterias de lítio, e sistemas híbridos de energia que suportarão a infraestrutura de 5G.
As duas empresas já haviam fechado uma parceria em junho deste ano, para trazer ao mercado de energia solar fotovoltaica, novas soluções tecnológicas para os segmentos de alta-potência e sistemas híbridos (on-grid e off-grid), com uso de baterias de lítio para expandir sua atuação dentro dos segmentos de residências mais sofisticadas, comércios e indústrias de médio e grande porte.
“Essa novidade tem como objetivo potencializar ainda mais a parceria entre a WDC e a Huawei. Agora, além da parceria no Solar, fazemos parte do segmento de Digital Power que engloba toda a infraestrutura de datacenters, especialmente para atender uma demanda crescente de “EDGE Datacenters”, totalmente alinhado com as necessidades de criar infraestrutura necessária para o 5G e IoT. Nossa missão é valorizar e utilizar a energia fotovoltaica para diversas outras finalidades, unindo a tecnologia à sustentabilidade”, declara o CEO e fundador da empresa, Vanderlei Rigatieri.
Energia: oportunidades em alta para vários segmentos
A expectativa é de que a tecnologia tenha um faturamento de US$20 bilhões no mundo todo em 2025. As soluções ajudam as operadoras de telecomunicações a simplificar as implantações, aprimorar a confiabilidade de energia, aumentar a eficiência energética e tornar O&M (Operation & Maintenance) inteligente, permitindo que as redes TIC evoluam para 5G em nuvem mais facilmente.
“Com a evolução das tecnologias de telefonia móvel, o consumo de energia normalmente dobra a cada nova geração em função do aumento da necessidade de redes em geral. Hoje, as operadoras de celular no Brasil gastam mais de R$2 bilhões por ano só com energia. As soluções desta nova área da Huawei podem reduzir drasticamente o consumo de energia, em alguns casos com até 30% de economia”, comenta ele.
Além do setor de Telecom, existem outros setores como o Agronegócio e Indústrias que serão beneficiados por essas soluções. O objetivo é trazer ao país tecnologias que resultem na melhoria da qualidade de vida das pessoas e empresa
“Através do TaaS – nosso modelo de locação da tecnologia, buscamos descomplicar esse processo. Estamos muito animados com essa nova parceria. Acreditamos na sinergia das nossas unidades de negócio (Solar, Telecom e Enterprise) e essa visão também é compartilhada pela Huawei, que abraça ainda mais a cooperação de todas as áreas para a um movimento sem retorno, de consumo inteligente e soluções para o futuro. A WDC está preparada para esta nova onda e a Huawei será fundamental neste cenário de mudança”, conclui Rigatieri.