O Smart City Business Brazil Congress 2023, que acontece dias 24 e 25 de maio em São Paulo, promete uma imersão no novo conceito de Cidades Inteligentes.
O evento reunirá as principais empresas de inovação, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes, com o objetivo de apresentar ideias que solucionem desafios sociais como desemprego, criminalidade, eficiência energética e maior pressão sobre a infraestrutura urbana, entre outros.
As soluções inteligentes já têm sido incorporadas nas cidades num ritmo cada vez mais rápido, com a entrada do 5G, a tendência aponta para o fortalecimento dos investimentos em inovação pelos municípios, mas a tecnologia é apenas um dos fatores.
“Outro importante ingrediente são os dados, cujo desafio é usá-los para criar soluções inteligentes que atendam às necessidades reais da população” – Leopoldo de Albuquerque, presidente global do Instituto Smart City Business America.
Com o tema “A nova Cidade Inteligente”, o evento mostra as principais oportunidades e desafios para a implementação de um novo conceito de gerenciamento urbano.
Nesta edição, o evento dá continuidade ao modelo de programação com sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas entre formuladores de políticas e gestores de cidades, operadores de infraestrutura de TI, especialistas e pensadores.
Após cada reunião, fica registrado um documento com os principais pontos de aprendizado para os profissionais dos diferentes setores que convergem no ecossistema de cidades inteligentes.
Prêmio reconhece iniciativas para Cidades Inteligentes
Na abertura oficial do evento, acontece a entrega do Prêmio InovaCidade, que reconhece o trabalho de prefeituras, entidades e empresas que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.
A 10° edição da premiação é uma mostra de projetos inovadores para inspirar as principais empresas de tecnologias, prefeitos, secretários, governadores e demais atores do ecossistema interessados em responder os problemas cada vez mais complexos de pequenos municípios e em grandes centros urbanos.
Na última edição, foram premiados municípios de todo Brasil por projetos diversos voltados para segurança, desastres ecológicos, capacitação profissional, entre outros.
Um dos focos do evento é exatamente orientar cidades no uso das tecnologias adequadas à digitalização, promovendo o compartilhamento de experiências de sucesso.