Pesquisar

Smart Vision IT amplia atuação e mira projetos de grande porte

A Smart Vision IT entra em 2024 apostando em crescimento, que inclui uma nova filial no Sul do País e a criação de um setor de projetos para Governo.

O ano de 2023 foi excepcional para a integradora Smart Vision IT. Com crescimento além das expectativas, novos projetos e oferta de tecnologias inovadoras, o grupo aumentado sua participação de mercado. Esse ano, as metas incluem a criação de uma filial no Sul do país e a atuação em projetos de Governo. Essas e outras novidades são apresentadas nesta entrevista com Paulo Ramos, diretor executivo da Smart Vision IT.

 

Security Business: Como foi o ano de 2023 para a Smart Vision em termos de crescimento de mercado e conquistas?

Paulo Ramos: Foi um ano muito positivo em termos de execução do planejamento e resultados obtidos. Fazendo um balanço, 90% daquilo que planejamos se tornou realidade, tanto em termos de assertividade de verticais de mercado quanto em números alcançados, passando pela ampliação do quadro de funcionários.

De forma efetiva, triplicamos os números alcançados em 2022, com crescimento muito expressivo e muito acima do planejamento inicial de vendas.

 

De que forma vocês aplicaram as certificações e treinamentos para a equipe da Smart Vision durante o ano?

Paulo Ramos: Temos uma filosofia de entregar o melhor projeto possível de acordo com as necessidades do cliente, com a melhor entrega. Para fazer isso, é fundamental contar com profissionais qualificados, então investimos muito em treinamentos e certificações para estarmos atualizados em termos de tecnologia.

As certificações técnicas são feitas dentro da Smart Vision com profissionais das empresas fabricantes parceiros e também com um profissional interno/da equipe Smart Vision que possui vasta experiência no treinamento de profissionais do segmento de redes e segurança eletrônica. Ele é responsável por dar cursos dentro da empresa, sobretudo Redes, um segmento que requer conhecimento técnico específico de TI e que influencia diretamente a boa execução de um projeto de segurança eletrônica.

Para a equipe comercial, contratamos empresas e especialistas para melhorar a liderança das pessoas e promover a evolução do time comercial.

 

Quais foram as verticais com maior demanda de projetos para a empresa em 2023?

Paulo Ramos: Em 2023 destacaria segmentos como Logística, Varejo e Energia – além de Indústria, que sempre demanda projetos. Falando sobre 2024, seguiremos dando ênfase em Logística, Energia e Indústria, além das áreas de Oil & Gas, principalmente para a filial do Rio de Janeiro, e Infraestrutura com foco em Portos e Rodovias.

 

Quais as expectativas em relação à equipe da Smart Vision IT em 2024?

Paulo Ramos: Entre as novidades estão a reformulação na equipe, novo organograma, a inauguração de novas filiais e o crescimento projetado de 50%. Esse crescimento virá das verticais que apontei na questão anterior, sobretudo Logística e Energia. Os investimentos recentes nos fazem crer que teremos bons negócios nesse segmento.

Além disso, estamos adicionando o mercado de Infraestrutura, que demanda altos investimentos em tecnologia, com muitas oportunidades, sobretudo em Rodovias e Portos.

A indústria se mantém como um foco de atenção, pois apresenta projetos recorrentes, mesmo que não sejam grandes investimentos. No setor de Indústria 4.0, por exemplo, o foco da companhia será otimizar processos e valorizar os recursos dos clientes, aumentando economia de tempo e dinheiro. Para isso, estamos presentes em segmentos como automação, monitoramento de processos e vídeo analíticos, entre outras áreas.

 

Como vocês trabalham a gestão da equipe?

Paulo Ramos: Atualmente temos mais de cinquenta funcionários, entre colaboradores diretos e indiretos. Para fazer a gestão dessas pessoas, consideramos fundamental – e também nosso maior desafio – a criação de líderes.

Só é possível gerir empresas em crescimento com pessoas capacitadas e engajadas, com líderes competentes. Por isso, estamos desenvolvendo a liderança e gestão de colaboradores que tenham esse perfil, e também buscando pessoas para cargos de gestão e liderança no mercado.

 

Qual tendência de mercado de 2023 já está sendo utilizada em projetos na Smart Vision?

Paulo Ramos: A inovação está em nosso DNA. Nesse sentido, nosso propósito é manter o mercado brasileiro atualizado e próximo de tudo o que acontece de mais moderno em termos de tecnologia quando comparados às potencias mundiais.

Atualmente existem muitas tecnologias de Inteligência Artificial voltadas para processos que já podem ser aplicadas, como analíticos voltados para Segurança do Trabalho, onde é possível monitorar o uso de equipamentos de EPIs. Tivemos a oportunidade de realizar um projeto para a uma grande empresa petrolífera do Rio de Janeiro, no qual ajudamos a monitorar a utilização dos EPIs durante a jornada de trabalho, reduzindo riscos aos colaboradores, reduzindo custos com processos trabalhistas e salvando vidas.

 

Qual o planejamento para novas filiais no país?

Paulo Ramos: Trata-se de um plano de expansão. Desde 2022 temos uma equipe comercial focada no segmento de Buildings, com soluções de automação predial e incêndio. No final de 2023 fechamos um grande projeto desse segmento.

Para esse ano, além da inclusão de pessoas e da reestruturação das equipes de projetos e técnica, com novas lideranças, planejamos a expansão da Smart Vision IT em duas frentes: uma nova unidade na região Sul e uma divisão voltada para projetos de Governo, que requer uma forma de ação e planejamento completamente diferente dos projetos no setor privado.

 

Quais características buscaram nesse profissional que vai atender projetos de Governo?

Paulo Ramos: Para liderar o profissional precisa conhecer profundamente o funcionamento das leis de licitação e todo o aparato jurídico. Tão importante quanto esse background, é deter o conhecimento sobre as necessidades tecnológicas da área de Governo e como fornecer soluções para esse setor nos âmbitos municipal, estadual e federal.

 

Esse profissional já foi escolhido?

Paulo Ramos: Sim. Contratamos o especialista Lucas Stange, que tem um longo histórico de sucesso no mercado de segurança brasileiro. Nessa nova etapa da Smart Vision IT, ele entra para o quadro societário e soma ao time sua vasta experiência. Ele será o responsável por gerir a unidade Sul da empresa e, ao mesmo tempo, desenvolver o setor de Governo dentro da Smart Vision IT.

 

A equipe da Smart Vision visitou a China recentemente. Fale sobre essa experiência.

Paulo Ramos: É uma realidade completamente diferente da brasileira quando falamos de aspectos do dia a dia e, pelo menos, dez anos mais avançada em termos de tecnologia. Lá são comuns veículos elétricos, robôs e milhões de câmeras para monitoramento urbano.

Para citar um exemplo, visitamos uma fábrica e vimos tendências de mercado, como a análise e gerenciamento de dashboards e dados gerados pelo sistema.

Também foi muito interessante notar o uso da Inteligência Artificial em vários segmentos como o Varejo, com tecnologias que indicam idade e altura de uma pessoa com precisão. As câmeras também monitoram a água para indicar impurezas ou detritos. Na Indústria foi possível perceber a diminuição do número de pessoas trabalhando, já que a linha de produção é praticamente automatizada por robôs.  Acredito que seja uma tendência que facilmente se aplicaria ao Brasil, e na qual a Smart Vision IT vai trabalhar para tornar realidade.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.