De olho nas tendências do mercado de infraestrutura e de IA, a Smart Vision IT esteve na Cisco Live 2025, evento que aconteceu entre os dias 8 e 12 de junho, nos Estados Unidos.
A empresa foi representada pelo CEO, Paulo Ramos, e pelo Gerente de Contas Estratégicas, Luis Mauro Oquendo. O CEO destacou o compromisso para ajudar na inovação e a transformação digital dos clientes.
“Durante o evento, ficou evidente que o futuro da infraestrutura está fortemente conectado à Inteligência Artificial. A Cisco demonstrou como redes preparadas para IA, como as soluções da série Catalyst 9000 e os novos pontos de acesso Wi-Fi 6E e 7, podem oferecer maior desempenho, previsibilidade e segurança. Além disso, a integração entre redes, segurança e observabilidade em uma plataforma unificada — como o Cloud Control — reforça a tendência de ambientes cada vez mais autônomos e inteligentes”, afirmou.
Entre as novidades que o executivo conheceu estão o Hybrid Mesh Firewall, o Universal ZTNA e o Cisco Security Cloud Control, que trazem novas perspectivas para a cibersegurança.
“Com segmentação baseada em identidade e políticas dinâmicas impulsionadas por IA, esses recursos permitem detectar ameaças com mais precisão e responder de forma automatizada. A integração com o AI Assistant também contribui para análises de causa raiz e mitigação proativa de riscos”, explica.
A experiência de participar de em um evento desse porte abre perspectivas para a Smart Vision. Ramos afirma que as novas soluções serão integradas às propostas de valor da companhia, principalmente nos setores de Energia, Indústria, Logística e Transportes, onde a alta disponibilidade e automação de rede são fundamentais.
“Acreditamos que tecnologias de IoT, o AI Canvas e os Assistentes baseados em IA da Cisco trarão ganhos significativos em eficiência operacional para nossos clientes, com um foco especial em monitoramento, resposta rápida e escalabilidade”, diz.
O evento também foi importante para estabelecer parcerias comerciais e fortalecer o networking.
“Fortalecemos nosso relacionamento e discutimos a ampliação de nossa atuação com foco em IA, cibersegurança e IoT. Também avançamos nas conversas sobre como acelerar a adoção de novas tecnologias junto aos nossos clientes”.
Observabilidade total
Palavra do momento no setor de tecnologia, a Observabilidade foi um dos principais temas do evento CISCO Live 2025. A abordagem Full-Stack Observability da Cisco, que foi mostrada durante o evento, se destaca por proporcionar uma visão completa, do hardware às aplicações, incorporando métricas de performance, segurança e experiência do usuário final.
A integração com ferramentas como AppDynamics, ThousandEyes e Splunk, agora potencializadas por IA, permite diagnósticos mais rápidos, automação de respostas e um ganho significativo de visibilidade operacional
Na opinião de Paulo Ramos, integrar observabilidade com cibersegurança permite oferecer uma abordagem unificada, onde os dados de tráfego, performance e ameaças são analisados conjuntamente.
De acordo com o executivo, com a visibilidade de ponta a ponta, os serviços gerenciados ganharão mais agilidade e será possível identificar gargalos antes que eles impactem o negócio do cliente, aplicar ações corretivas de forma preditiva e automatizar rotinas de manutenção e suporte.
“Será possível correlacionar anomalias de desempenho com possíveis ataques ou falhas de segurança. Isso reduz o downtime e melhora a experiência geral do cliente sobre nossos serviços. Esse modelo preventivo e analítico será parte central de nossas ofertas para setores críticos como energia e indústria 4.0”, adianta.
O evento serviu para mostrar novas formas de utilização de IA, relacionadas a conectividade e cibersegurança que farão parte do futuro da Smart Vision.
“Vamos utilizar essas ferramentas para construir ofertas de segurança proativa, com detecção antecipada de ameaças, automação de respostas e recomendações baseadas em comportamento. O diferencial competitivo virá da nossa capacidade de personalizar essas soluções para diferentes setores, com foco em ambientes híbridos e operacionais críticos”, destaca.
Parceria acertada
Empresa parceira da Cisco desde 2024, a Smart Vision IT oferece o portfólio completo de conectividade, IoT e segurança da empresa.
“Essa parceria nos permite acessar treinamentos especializados, suporte técnico e comercial, além de soluções exclusivas do portfólio de cibersegurança da Cisco. Com essa estrutura podemos entregar soluções completas e escaláveis, tanto para ambientes corporativos quanto industriais”.
Para o executivo, a Cisco Live 2025 foi fundamental para reafirmar o compromisso da Smart Vision IT com a inovação, mostrando a maneira correta de usar as soluções para acompanhar as demandas de um mercado cada vez mais orientado por dados, automação e segurança.
“As tecnologias que vimos no evento serão integradas ao nosso portfólio de forma estratégica, especialmente em projetos de modernização de redes, segurança Zero Trust, observabilidade em tempo real e IoT, levando mais valor aos nossos clientes e reforçando nosso posicionamento como parceiro de transformação digital”, conta.
A empresa também tem objetivos pós-evento, para novos projetos no mercado brasileiro.
“Vamos passar a usar soluções como o Cisco IoT Control Center e o Cisco Mass-Scale IoT e nossos projetos. Essas plataformas de gerenciamento de conectividade permitem monitorar, provisionar e gerenciar dispositivos IoT e dados de telemetria, com recursos avançados de automação e segurança”, finaliza.