No último dia 9 de julho, o Porto do Açu sediou mais uma edição do Core Academy, iniciativa conjunta com a Smart Vision IT, focada em compartilhar conhecimentos tecnológicos e visões de presente e futuro para as empresas do complexo portuário. O evento, que reuniu cerca de 60 participantes no Centro de Visitas do Porto do Açu, destacou o uso de novas tecnologias para aprimorar a gestão da segurança no complexo portuário.
Entre os presentes estavam representantes das empresas instaladas no Porto do Açu, parceiros internos e externos, além de autoridades da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Campos dos Goytacazes e da Capitania dos Portos de São João da Barra. As soluções de tecnologia foram apresentadas pelas companhias SmartvisionIT, IP Extreme, Fracttal IoT e Ingram Micro.
De acordo com Renan Figueiredo, coordenador do CORE – Centro de Operações e Resposta a Emergências do Porto do Açu, o Core Academy é um pilar para a troca de experiências e conhecimentos técnicos em diversas áreas, como segurança do tráfego marítimo, gestão da navegação, segurança corporativa e resposta a crises e emergências no ambiente portuário.
“Desde o início do CORE Academy, já realizamos encontros voltados para discutir tecnologias e técnicas de gestão de grandes emergências; ações de integração e melhoria de segurança corporativa; segurança da navegação; além de treinamentos e workshops diversos”, contou.
Ele lembra que o uso de tecnologias e a busca pela inovação estão no DNA das empresas instaladas no complexo portuário.
“Nosso objetivo foi mostrar as ações conjuntas do CORE, TI e Segurança Patrimonial na gestão da segurança e monitoramento perimetral, além do controle de acesso de veículos ao Porto do Açu, sempre enfatizando o conhecimento nas operações do dia a dia”, exemplifica o executivo.

Para Paulo Ramos, CEO da SmartVision IT e um dos idealizadores do evento, o objetivo do encontro foi compartilhar conhecimento tecnológico e reforçar a visão de presente e futuro para as empresas do Porto do Açu, com temas atuais.
“Durante o evento, falamos sobre convergência tecnológica sobre como utilizar infraestruturas já existentes e integrar com novas tecnologias, respeitando o legado. Outro tema muito abordado foi Conectividade, no qual a Cisco mostrou como a convergência de redes industriais com as redes corporativas (convergência das redes), além de destacar Segurança e Wi-Fi 7”, explicou Ramos.
Tecnologia para ações do dia a dia

Após a abertura, que ficou a cargo do CEO da SmartVision, um dos pontos altos foi a discussão sobre conectividade, abordada pela Cisco. Com o tema Soluções de Segurança e IoT Cisco, a palestra de Daniel Kamache, da Ingram Micro falou sobre a convergência de redes industriais com redes corporativas, a importância da segurança e o avanço do Wi-Fi 7.
A IP Extreme foi representada por Timóteo Dong, que apresentou uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA), com demonstrações práticas de deep learning em vídeos. Foram exibidos casos reais de detecção de armas, equipamentos de proteção individual (EPIs), e situações de risco, mostrando como a IA pode auxiliar na operação, trazendo mais eficiência aos negócios com soluções customizadas.
Por sua vez, Gabriel Pavão, da Fracttal IoT, trouxe as soluções de Internet das Coisas, com aplicações específicas para ambientes portuários e industriais. Ele enfatizou a importância de sensores para monitorar motores, bombas e outros equipamentos, e como isso contribui para a redução de custos. A companhia também apresentou seu software com IA embarcada, que otimiza os processos de manutenção.


















