A SoftwareOne, fornecedora global de software e soluções em Cloud, celebrou o crescimento sustentável que vem obtendo no Brasil com a inauguração de seu novo escritório, em Alphaville, na Grande São Paulo.
Chamado pela equipe de “Escritório de Propósito”, o novo espaço da SoftwareOne projetado para estimular a interação entre os colaboradores. Isso inclui áreas de lazer, copa integrada e salas de reunião equipadas com alta tecnologia.
O encontro, que aconteceu na última semana, reuniu os diretores da empresa e alguns dos executivos para comentar a nova fase do grupo e apresentar o escritório, que foi pensado para ser sustentável e valorizar os colaboradores.
“Nosso trabalho é híbrido. Acreditamos que os colaboradores não precisam estar na empresa para desenvolver o seu melhor potencial. Mas, quando estiverem aqui, queremos recepcioná-los da melhor maneira e oferecer um ambiente de qualidade para os funcionários”, Otávio Argenton, CEO da companhia.
Durante o evento, os executivos falaram sobre o novo momento da companhia, projetos como o SoftwareOne Academy, que busca talentos da área de TI dentro das universidades para integrá-los ao time, além da sequência de inaugurações, como o escritório em Belo Horizonte.
Felipe Moura Nunes, diretor de serviços da SoftwareOne, falou sobre assuntos ligados a Cibersegurança, Mercado de Trabalho e destacou os planos para o ano de 2024.
Quais os desafios do mercado de Cibersegurança?
Felipe Moura Nunes: O desafio de Cibersegurança é o mesmo há muitos anos: implementar ferramentas que mantenham o ambiente protegido e convencer diretores de que essa implementação não necessariamente vai se reverter em lucros imediatos.
A forma que convencê-los é apoiando no quesito proteção para o futuro. Mesmo com as dificuldades de mercado, é preciso salientar que, atualmente, o perfil dos C-Levels mudou e está muito mais focado em tecnologia.
Nosso discurso está mais focado conversar com os líderes falando sobre um projeto de produtividade e modernização de aplicações, no qual a cibersegurança é fator fundamental. Isso ajuda muito na argumentação.
Quais verticais têm atuado?
Felipe Moura Nunes: Nosso foco é Cloud Service, basicamente, com toda a infraestrutura de nuvem. Para isso contamos com parceiros como AWS e Microsoft. Nosso trabalho é bastante forte na área de modernização de aplicações – isso inclui Nuvem e Segurança.
Além disso, temos uma equipe dedicada para o workflow de SAP, que está no DNA da empresa e na qual fizemos investimentos recentes. Outro foco importante para a SoftwareOne são os serviços gerenciados e Asset Management para garantir melhor utilização dos recursos de Cloud.
Como a companhia capta novos clientes e oportunidades
Felipe Moura Nunes: Temos um time de geração de demanda, uma área de marketing integrada e um time de vendas que trabalha com inteligência.
Nossa estratégia, atualmente, também leva muito em conta o relacionamento, no sentido de nos aproximarmos e estarmos presentes no dia a dia dos clientes que temos em carteira, com apoio totalmente integrado às suas necessidades. Para seguir com esse tipo de atuação, a SoftwareOne trabalha próximo ao cliente para promover o desenvolvimento de pessoas, conhecer as áreas de operação e compartilhar boas práticas.
O trabalho de vocês é muito focado em consultoria. Como são selecionadas e treinadas as pessoas que fazem parte da equipe?
Felipe Moura Nunes: O nosso maior investimento é em pessoas e a especialização técnica é um dos pilares para eleger aqueles colaboradores que farão parte da equipe. Para manter um trabalho consultivo é preciso contar com profissionais que estejam totalmente atualizados – seja com certificações e estudos – para atender o cliente.
Para manter esse compromisso com o ensino, a SoftwareOne tem uma plataforma para treinamentos da empresa e dá total apoio para que nossos funcionários obtenham certificações oficiais da Microsoft e da Amazon. O objetivo da nossa plataforma é focar em soft skills e ajudar o funcionário a manter o equilíbrio profissional.
Além do novo escritório, como estão os planos para 2024?
Felipe Moura Nunes: Para esse ano temos um direcionamento forte ao apoio dos clientes de forma prolongada, tanto em projetos de migração e modernização das aplicações, mas também a sequencia disso, que implica em oferecer todo o apoio aos clientes para garantir que eles realmente estão trafegando em um ambiente seguro com as soluções de mercado que a SoftwareOne e seus parceiros oferecem. Um ambiente Cloud totalmente seguro também depende das políticas de segurança que o cliente implementa e nós estamos nos posicionando em ser uma referência em Serviço Gerenciado para apoiá-lo nas ações do dia a dia.