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Tecnologia como Serviço alavanca negócios e traz bons resultados para a WDC Networks

O setor de Tecnologia como Serviço foi o grande responsável pelos altos números obtidos pela distribuidora de valor agregado WDC Networks em 2022. No total, a distribuidora registrou recorde de R$808 milhões em Receitas Futuras Contratadas (Backlog de Receitas) com reforço à mensagem de solidez, disciplina e resiliência para o cumprimento do plano de negócios da Companhia. 

De acordo com o diretor financeiro (CFO e DRI) da WDC Networks, André Valente, as Receitas Futuras Contratadas – ou Backlog de Receitas – cresceram 36,6% no ano de 2022 em relação a 2021.

“Nosso recorde de Receitas Futuras Contratadas garante sustentabilidade ao negócio, pois, uma vez que já efetuamos 100% do Capex, e incorremos em todos os custos e despesas relacionados a tais contratos, esta receita futura se traduzirá em EBITDA diretamente. As vendas totais em 2022 totalizaram R$1,5 bilhão, a receita líquida alcançou R$1,1 bilhão, com EBITDA Ajustado de R$257,4 milhões e margem EBITDA de 24,0%”, explica o CFO. 

 

Negócios alavancados por contratos de Tecnologia como Serviço

A modalidade de negócios TaaS – Technology as a Service – teve grande influência nesse resultado, representando 34,8% das vendas totais e faturamento de R$515,6 milhões. Foram 1.214 novos contratos nesse formato em 2022, com ticket médio de R$425 mil/contrato, um aumento de 40,7% em relação ao ano anterior (ticket médio de R$302 mil/contrato), e prazo médio de 55 meses.

Segundo o CEO da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri, esses dados demonstram a maturidade do modelo, com maior rentabilidade por contrato e alongamento dos prazos, o que permite previsibilidade de receita e caixa futuros. Ele ressalta ainda que o ano de 2022 foi de grandes desafios para a WDC, e a assertividade da estratégia de vendas com foco na Tecnologia como Serviço ajudou a alavancar negócios.

“A implantação de um novo posicionamento estratégico, onde deixamos de fornecer apenas produtos para viabilizar projetos em modalidade TurnKey, atendendo demandas de ponta a ponta com o modelo de negócios do TaaS foi um diferencial agregado à engenharia e à capacidade de execução de nossos parceiros”, diz. 

O CEO da WDC Networks acrescenta que a companhia segue atenta às oportunidades de mercado, aproveitando o potencial de crescimento de áreas como Datacenter e Energia Solar. “Estreitamos parcerias relevantes, como a exclusividade com a Huawei em Datacenter e fortalecemos nossa atuação no setor de energia fotovoltaica para atender não só nossas verticais, como outros setores da economia, por exemplo, o Agronegócio”. 

 

Representatividade das Unidades de Negócios 

A unidade de Telecom, base inicial dos negócios da WDC Networks, segue com uma participação especial nos números, representando 53,6% das vendas totais da companhia – R$ 725,4 milhões. Apenas no último trimestre de 2022, a área foi responsável por 49% das vendas totais, totalizando R$ 186 milhões. 

O segmento Solar registrou crescimento nas vendas de 24,6% em 2022 versus o ano anterior. Os fatores externos que contribuíram para este quadro foram a retomada do mercado consumidor e a normalização de importação de placas e inversores no pós-pandemia. Internamente, vendas no formato TaaS ajudaram a viabilizar negócios neste segmento. 

A unidade de Enterprise somou R$ 340,2 milhões em vendas totais no ano, com maior demanda de clientes por soluções de segurança de dados e, na retomada pós-pandemia, na área de áudio e vídeo profissional – um cenário que tende a crescer com a volta dos grandes eventos. 

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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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