Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fibra óptica ganha destaque em treinamento na Telcabos

A distribuidora Telcabos promoveu, em parceria com a Furukawa, um treinamento sobre fibra óptica destacando a solução GPON Enterprise Laserway.

A distribuidora Telcabos promoveu, em parceria com a Furukawa, um treinamento sobre fibra óptica destacando a solução GPON Enterprise Laserway. O encontro, que reuniu cerca de 15 integradores, aconteceu na sede da empresa, em São Paulo.

Comandado por Robson Barbosa, especialista de suporte técnico para Conectividade da Furukawa, o treinamento mostrou pontos relevantes para a implementação da solução Laserway e os cuidados que os profissionais devem ter com a fibra óptica.

“O foco do treinamento foi mostrar de maneira prática a solução, destacando para os integradores os conceitos, componentes do sistema e destacamos tópicos da solução Laserway, sobretudo fibra óptica, conectores, caixas intermediárias e de terminação para instalação fibras e certificação, que são os testes que devem ser realizados com o cabeamento para atender a norma brasileira para cabeamento de Edifícios Comerciais”, explicou o especialista.

 

Novas mercados para a fibra óptica

Durante o evento, ele destacou boas práticas de instalação para caixas como DIO B48, Splitter Modular e componentes como CDOI e BW12. Além disso, Barbosa mostrou maneiras eficientes para fazer a identificação dos elementos de rede e ensinou como calcular perdas ópticas.

“O Brasil é um dos poucos da América Latina onde existe uma norma própria para edifícios comerciais, a ABNT/NBR 14565:2019. Ela destaca as melhores práticas para instalação de cabeamento, mas nem sempre isso é obedecido. É preciso chegar num meio termo, levando em conta a realidade dos projetos e as boas práticas de instalação dos produtos. Os treinamentos servem para dar aos integradores conhecimentos mínimos para garantir que a solução será instalada corretamente e poder tirar o melhor desempenho de cada equipamento”.

O especialista da Furukawa destacou alguns mercados onde a fibra óptica pode trazer benefícios e novas oportunidades de negócios em setores como Indústria e Cidades Digitais.

“Nas indústrias, muitas vezes, o videomonitoramento acontece de forma remota devido ao ambiente crítico desses locais. Outra vertical que pode se aproveitar muito bem da fibra óptica é o de Cidades Inteligentes. Nessas áreas, a integração de sistemas de videomonitoramento e controle de acesso são essenciais e a conectividade é mandatória. Nesses ambientes a fibra entra como um elemento que agrega valor aos projetos”, ressalta.

 

Capacitação profissional constante

 

Robson destacou também a capacitação como única maneira de formar profissionais capacitados para trabalhar com as soluções de fibra óptica. Para ele, muitas vezes, os profissionais de campo não dominam algumas ferramentas e os treinamentos são mal direcionados, deixando de lado a pessoa que está em campo na linha de frente dos projetos.

“Às vezes, o treinamento não é direcionado para quem está envolvido no dia a dia do projeto. E se eles não têm esses conhecimentos, vão faltar referências para interpretar os problemas que surgirem e solucioná-los corretamente”, opina.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também