Pesquisar

Trabalho híbrido impulsiona mercado de segurança cibernética

O trabalho híbrido impulsiona o crescimento do segurança cibernética, com soluções de proteção para dispositivos terminais e equipamentos de infraestrutura.

O tamanho do mercado global de segurança cibernética tem projeção de atingir US$ 500,70 bilhões até 2030, registrando um crescimento contínuo de 12,3% de 2023 a 2030, de acordo com um novo estudo da Grand View Research Inc.

Essa alta vem se mantendo vem se mantendo desde 2020, com a pandemia e a tendência das empresas de adotar o trabalho híbrido e BYOD. Por outro lado, essa experiência resulta no aumento no número de dispositivos de endpoint e acesso anônimo à rede, colocando em risco os sistemas de TI da organização.

A introdução de soluções avançadas de segurança cibernética, aumento do custo de violações de dados, tendências de mobilidade corporativa e regulamentações governamentais rigorosas são alguns dos fatores que devem impulsionar o crescimento do mercado. Os analistas sugerem que o cenário de ameaças cibernéticas em evolução requer soluções sofisticadas de segurança cibernética que facilitem a detecção e resposta a ameaças em tempo real e ajudem a reduzir os custos de violação de dados. Além disso, vários governos em todo o mundo introduziram leis de proteção de dados, obrigando as organizações de usuários finais a implantar soluções de segurança cibernética para proteger os dados do consumidor.

Existe ainda uma previsão de que o mercado enfrente desafios relacionados à falta de força de trabalho de TI qualificada e ao uso de software de segurança cibernética não licenciados, o que deve prejudicar o crescimento do mercado. O alto custo das soluções de segurança cibernética obriga várias empresas de pequeno e médio portes a implantar soluções não licenciadas, que oferecem proteção, mas são bastante ineficazes contra novas ameaças e geralmente são acompanhadas por trojans, vírus, worms, adware e spyware, que podem colocar a segurança das organizações em risco. Além disso, os fornecedores de segurança cibernética estão envolvidos no desenvolvimento de soluções avançadas de segurança cibernética com tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial, mas várias organizações enfrentam uma escassez aguda de força de trabalho qualificada para acompanhar as tendências de segurança cibernética e implantar soluções de ponta.

 

Segurança cibernética: expectativa de crescimento alavancada por iniciativas governamentais

A expectativa é de que o segmento de hardware exiba uma alta taxa de crescimento de mais de 12% durante o período de previsão devido à implantação e atualizações de novo hardware para oferecer suporte a soluções avançadas de segurança cibernética. No entanto, em termos de proteção de infraestrutura, o segmento de segurança em nuvem deteve a maior participação na receita de mais de 25% em 2022. Espera-se que programas de infraestrutura crítica introduzidos por governos em todo o mundo impulsionem o crescimento desse segmento.

O segmento de serviços gerenciados deve crescer mais devido ao número cada vez maior de organizações que terceirizam serviços de segurança de TI, como consultoria, implementação e manutenção. O segmento local representou a maior participação de mercado de mais de 60% em 2022. A alta participação é atribuída à preferência por soluções locais por grandes organizações para manter a confidencialidade de suas informações comerciais.

Como era de se esperar, o setor de grandes empresas detinha uma alta participação de mercado de mais de 60% em 2022, devido ao aumento dos gastos com soluções de segurança de TI para proteger um grande número de dispositivos terminais e equipamentos de infraestrutura de TI. E o segmento de governo/defesa representou mais de 20% do mercado geral no ano passado. Os pesquisadores também atribuíram essa alta participação aos já mencionados crescentes investimentos de governos em todo o mundo para fortalecer as defesas contra ataques cibernéticos.

Geograficamente, espera-se que a Ásia-Pacífico registre o crescimento mais rápido durante o período de previsão, porque as descobertas sugerem um grande número de dispositivos terminais nessa região e há uma tendência crescente para a construção de novos data centers nessa área.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Jornalista especializado em TI, Segurança e Mídia. Contribui regularmente na Security Business.

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.