A transformação digital impulsiona crescimento da Senior Sistemas, que acumula resultados positivos este ano e expansão de negócios que chega a 43% no terceiro trimestre de 2021 – fruto de um trabalho pautado na inovação e em estratégias que visam consolidar a companhia no mercado.
Nos últimos anos, a empresa criou estratégias importantes para alavancar resultados tão positivos. Desenvolveu pessoas, com o fortalecimento e criação de novas diretorias, adquiriu negócios, acompanhou a evolução tecnológica, além de diversificar segmentos, e dessa forma estar ainda mais presente nas frentes em que atua.
Estratégia de M&A
Um pilar importante para o crescimento da organização é a aquisição de empresas. Desde 2011, a Senior já adquiriu 24 empresas. Focada em aquisições que possuem soluções complementares ao que já é oferecido pela organização, o objetivo é o domínio do Market Share de segmentos estratégicos em que já atua.
Esse ano aconteceram quatro aquisições, incluindo a abertura dos negócios para o mercado internacional a partir da América Latina, com a compra da empresa colombiana Novasoft. O objetivo é diversificar receita e expandir mercado em um país que possui a terceira maior economia da América Latina, além de vislumbrar novas oportunidades de negócios na região Andina.
Além dela, foram adquiridas as companhias GKO e Alcis, ambas do setor logístico, área em que a Senior já possui capilaridade.
A estratégia de M&A deu à Senior também uma maior escalabilidade através da atuação dos canais. De 80 canais, a companhia passou para 150, ampliando significativamente a atuação geográfica.
A diversificação de segmentos em que a empresa atua é outro fator que garante o bom desempenho da companhia. Com um portfólio que atende os mais variados setores, a organização oferece uma gestão estratégica para negócios de todos os portes, garantindo uma receita mais estável para a companhia, independente das variações de mercado em setores específicos. Além disso, favorece o cross selling (venda diretamente na base), já que os clientes acabam tendo acesso a um leque maior de produtos.
Também está em destaque o investimento em novos negócios. No ano passado, a empresa lançou a wiipo, primeira fintech da companhia, voltada a serviços financeiros e benefícios para empresas e pessoas. Em menos de dois anos de atuação, a fintech já movimentou mais de R﹩ 450 milhões de reais em boletos emitidos.
Através da wiipo, a Senior realizou a aquisição da Convenix, especializada no mercado de gestão de benefícios, o que traz à wiipo ainda mais facilidade na gestão e no acesso aos benefícios oferecidos pelas empresas.
Tecnologias focadas na Transformação Digital
O crescimento da Senior se dá também por meio da inovação. Um exemplo é a X Platform, uma plataforma de inovação low-code, que permite a criação de aplicações com alta produtividade mirando o desafio de transformação digital das empresas. Através dela, todos os clientes Senior que já utilizam as soluções de software para gestão em nuvem, passam a contar com uma camada gratuita e com usuários ilimitados que permitem expandir as capacidades destas soluções para atender as mais variadas necessidades de digitalização dos negócios.
A X Plataform oferece também com recursos para criação de processos automatizados com BPM, exploração de dados com Data Analytics, gestão de conteúdo, gestão de documentos e rede social corporativa, recursos disponíveis de forma integrada para criar uma nova experiência digital, tanto para o público interno quanto para o público externo das empresas. O foco é habilitar a produtividade e a colaboração que ajudam as empresas a enfrentar seus desafios de digitalização.