A WDC Networks esteve no 11º Encontro de Gestores de Telecomunicações, que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro. Durante o evento, o CEO da companhia, Vanderlei Rigatieri, participou de uma palestra sobre os desafios e a evolução do mercado de ISP para se tornarem Provedores de Serviços Gerenciados (MSP).
“Nossa parceria com o Encontro de Gestores (EG) vem de longa data. Sempre apoiamos o evento com a responsabilidade de fomentar discussões a favor do crescimento e expansão do setor, e a nossa proposta para essa edição é debater a evolução na abordagem de negócios do Internet Service Provider para o papel de Managed Service Provider (MSP), um provedor de serviços gerenciados que assume a organização e gestão de serviços em TI para seus clientes finais, aumentando as possibilidades de novos negócios”, ressaltou o CEO da WDC.
Em sua palestra “A Jornada Tecnológica dos ISPs no Brasil: O ISP evoluindo para MSP”, Rigatieri falou sobre as oportunidades de negócios no mercado B2B, no qual existem mais de 21 milhões de empresas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“A ideia foi levantar o debate sobre como evoluir de um negócio focado no B2C (95% dos clientes de ISP são residenciais) para oferecer Serviços Gerenciados (MSP), em uma terceirização para atendimento em TI, aproveitando o fato que muitas pequenas e médias empresas não possuem este conhecimento específico, porém precisam gerir uma série de informações críticas. Como MSP, os provedores podem atender esse perfil de cliente com a prestação de serviços em gerenciamento de rede, cibersegurança, datacenter (colocation, backup e recuperação de desastres), rede 5G privada e ainda oferecer suporte técnico”, destacou.
O executivo complementou, dizendo que as empresas também precisam de soluções de segurança eletrônica, monitoramento, controle de acesso (catracas ou leitor facial), energia fotovoltaica, sinalização digital (painéis informativos eletrônicos), sonorização, Casa Conectada (IoT), entre outras diversas demandas possíveis dentro da vertical que cada negócio está inserido, como Educação, Varejo, Transportes, entre outros. Para ele, a conexão à internet é apenas o ponto de partida na relação entre provedores e empresas, existindo uma gama ampla de oportunidades a serem exploradas.
“O ISP já conhece o cliente e entende suas necessidades, a WDC possui o conhecimento e o portfólio, além do TaaS e um Design Center que podem ajudar a moldar a oferta de serviço para o cliente corporativo. Esta mudança ajuda o provedor de internet a se desenvolver, adicionar mais serviços que o tornem atrativo a mais clientes e dessa forma ele consegue aumentar seu ticket médio. Há um vasto mercado B2B a ser desbravado e pretendemos continuar ao lado dos provedores, apoiando-os nesta evolução”, finalizou Rigatieri.