Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Equipamentos de proteção aérea ajudam na segurança pública do Rio de Janeiro

A segurança pública do Rio de Janeiro recebeu um helicóptero Leonardo AW119Kx customizado com tecnologias integradas pela Aeromot Aeronaves e Motores S/A.

O estado do Rio de Janeiro fortaleceu a segurança pública com a ajuda da tecnologia. O helicóptero Leonardo AW119Kx, especialmente customizado pela Aeromot Aeronaves e Motores S/A, integrou soluções e possibilitou que o Serviço Aeropolicial (SAER) da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro  cumprisse sua missão de combater o crime. 

A Aeromot Aeronaves recebeu o AW119Kx sem qualquer equipamento de uso policial e realizou três grandes modificações no equipamento para ajudar na segurança pública. A primeira delas foi a instalação de um sistema de imagens aéreas através do sensor multiespectral Elbit Spectro XR.

“Ele possui tanto uma câmera full HD, um FLIR (infravermelho) e um sistema de ondas curtas de infravermelho. Este é o sistema mais moderno com essas características e tecnologia em uso por forças policiais no Brasil. Essa modificação foi desenvolvida e aprovada por nós aqui no Brasil”, explicou Carlos Ferraz, engenheiro da Aeromot Aeronaves.

Entre outras tecnologias integradas, uma mudança foi realizada na cabine de carga, na qual um console de operação dedicado foi instalado para que o policial faça a sua operação.

“Existe um sistema de transmissão dos vídeos em tempo real e além de um sistema de moving map do computador de missão. Com ele, a tripulação tem acesso à realidade aumentada com inteligência de computador onde é possível inserir informações de rua, de via, sair com os dados do local onde será feita a operação policial numa determinada rua e até prever o caminho que um carro vai realizar durante uma perseguição, posicionando os meios para interceptação”, destaca.

Um ponto importante foi a blindagem da cabine contra munições calibre 7,62mm tanto para os pilotos quanto para os policiais na cabine de passageiros. Além disso, a Aeromot trabalhou na instalação de rádios táticos de comunicação multibanda da Cobham que abrangem todas as frequências utilizadas pela polícia. 

“É o terceiro AW119Kx que entregamos, sendo este para a Polícia Civil, que é o primeiro com tanque de combustível auto-selante. Em outro projeto, fornecemos o AW169 com a mesma configuração de blindagem, rádios e imageador para o SAER . Para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro instalamos um sistema aero médico com UTI adulto e neonatal no AW169”, finalizou Ferraz.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também