Pesquisar

Proteção perimetral garante segurança do Grupo Usina Santo Ângelo

Construída ao lado de uma reserva ambiental, a Usina Santo Ângelo precisava de uma solução de proteção perimetral com alta tecnologia integrada.

O Grupo Usina Santo Ângelo (U.S.A), um dos maiores produtores de álcool, açúcar, grãos e energia, líder em produtividade agrícola no Centro-Sul do Brasil, o escolheu o sistema Fence Lite para proteção perimetral de diversos ativos, iniciando pela sua sede, em Minas Gerais, onde a solução da Alfa Sense protege uma área de mais de 40.000m2.

A segurança e proteção de equipamentos, insumos e defensivos agrícolas, é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor agro. Diversos motivos tornam esta missão complexa, como áreas geralmente muito extensas e amplas, diferentes tipos de vegetação e topografia, áreas de proteção ambiental e intempéries climáticas como queda de raios.  Com um cenário tão complexo, garantir a segurança destes ativos 24 horas por dia, se torna um enorme desafio, muitas vezes gerando alto custo, sem garantia de atingir os objetivos.

 

Proteção perimetral como prioridade 

A sede da U.S.A, apresentava alguns fatores que tornavam muitas tentativas de solucionar os problemas, ainda mais complexas. Construída ao lado de uma reserva ambiental com perímetro cercado por tela de alambrado e trechos em gradil, ter um dispositivo que atendesse ao que precisavam, parecia ser uma tarefa impossível.

“Tínhamos o desafio de mitigar as perdas por furto de um local onde são armazenados nossas máquinas e implementos agrícolas. Possuímos alguns desafios, como a impossibilidade de instalações de infravermelho e de cerca eletrificada, devido à falta de espaço entre o alambrado e a reserva. Diante desse cenário, decidimos apostar na solução da Alfa Sense”, explica de Roberto Rodrigues, Coordenador de TI do Grupo Santo Ângelo.

Outros fatores de risco tornavam a missão de proteger os ativos ainda mais crítica, como financeiro (custos de manutenção constante), garantia de segurança (vulnerabilidade e falta de confiabilidade) e principalmente as ocorrências constantes de descargas elétricas durante a estação de chuvas, o que ocasionava a queima de equipamentos que necessitavam ficar instalados no campo.

A instalação do Fence Lite é bastante simples, sem necessidade de eletrônicos em campo. O cabo de fibra utilizado em campo para sensoriamento serviu também como um backbone, facilitando a adição de câmeras e outros sistemas, aumentando a eficiência do sistema e otimizando recursos.

“Depois de instalado, configurado e calibrado o sistema, além de entregar um monitoramento do perímetro com muita precisão, nos impressionou muito a possibilidade de integração do equipamento com outros dispositivos”, declarou Roberto.

O sistema foi integrado de forma simples e rápida a refletores, sirenes, monitoramento mobile, e ao VMS Digifort – que já estavam instalados – sem necessidade de qualquer licença ou plugin adicional.

“Todas essas integrações permitiram monitorar em tempo real qualquer tentativa de violação do perímetro, dando-nos muita assertividade nas ações. E ainda tivemos um bônus de utilizar a fibra óptica ao longo do perímetro para instalação de câmeras, complementando ainda mais nossa CFTV. Estamos muito satisfeitos com a solução e com certeza a deep tech estará presente em nossos projetos futuros”, comenta, o Coordenador de T.I da U.S.A.

Segundo Hamilton Luiz, CEO da Alfa Sense, o Grupo Usina Santo Ângelo saiu na frente graças a sua área de T.I ser muito profissional, competente e inovadora e que hoje está sendo beneficiada por ter feito a escolha certa, fazer o uso de alta tecnologia no seu perímetro.

A Fence Lite é uma solução de proteção perimetral totalmente nacional – com padrão internacional e foi desenvolvida para atender aos mais altos níveis de exigência em sistemas de proteção perimetral, sendo capaz de detectar e alarmar de forma proativa, qualquer tentativa de intrusão em qualquer tipo de perímetro, de forma precisa, imediata e sem falsos alarmes.

“O nosso objetivo ao desenvolver e fabricar o Fence Lite no Brasil é elevar o nível de segurança no perímetro e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais, aumentando muito a eficiência dos sistemas de segurança das empresas, como aconteceu com o Grupo Santo Ângelo. Quando as empresas acreditam e inovam junto conosco e alcançam o retorno desejado que planejamos no desenvolvimento da tecnologia, cumprimos nosso dever como fabricantes”. 

 

 

 

 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.