Pesquisar

Biometria facial na Transformação Digital das empresas

pesquisatransformação-biometria-securitybusiness

A Biometria facial ganha força na Transformação Digital imposta à empresas de todos os níveis, por conta da pandamia. Essa é a tendência apresentada na pesquisa “Transformação Digital no Brasil”, realizada pela único, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, e a Sambatech, líder em soluções em vídeos online na América Latina. O estudo ouviu mais de 100 empresas presentes no mercado brasileiro, sendo 10% delas com faturamento de R﹩ 1 bilhão e contou ainda com a participação do MIT Technology Review, AWS, Cionet, DigitalHouse, Take Blip e Trybe.

A pesquisa visa entender como essas empresas passam pela transformação digital durante a pandemia do COVID-19, que acelerou o uso de tecnologias e o mundo digital no mundo.

“Ela nos mostra quais são as dificuldades e quais são os grandes desafios das empresas brasileiras neste sentido. E 62,5% devem investir entre 10 e 30% do total do seu faturamento em Transformação Digital neste ano“, afirma Gustavo Caetano, fundador da Sambatech e Samba Digital.

 

O estudo também aponta que 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando estratégias digitais, enquanto apenas 9,6% delas, não possuem tais planos. Outro fator relevante são as tecnologias mais procuradas para esse avanço: analytics – 62%; computação em nuvem – 46%; arquitetura de sistemas – 40%; inteligência artificial – 38%; e biometria facial – 8%. Do total respondido, 54% das companhias estão revisando os processos ou jornadas com foco em novas receitas.

Para Diego Martins, fundador e CEO da unico, a biometria facial aparece na lista ainda timidamente, mas já mostra uma tendência de ampliação, dentro do contexto de transformação digital.

“O uso desta tecnologia ainda é polêmico no Brasil, por existir uma forte cultura de sua aplicação na segurança pública. Porém, há outras formas dela ser aplicada e sem nenhuma relação com vigilância. Quando a tecnologia é apresentada para o uso privado, com o exclusivo propósito de inibir fraudes de identidade e simplificar processos, esta é, sem dúvida, a maior aliada das organizações e dos consumidores”, explica Martins.

Para o executivo, quanto mais a sociedade cresce em educação digital, mais as tecnologias se tornam meios de trazer mais segurança e maior comodidade, além de facilitar a rotina de milhões de brasileiros.

“O uso da biometria facial feito com transparência e segurança – para quem usa e para os fornecedores – só tem a agregar. Ainda há um longo caminho, mas a unico vem desmistificando cenários e apresentando soluções de aplicação para a proteção da identidade”, conta Martins.

 

Transformação Digital nas empresas de todos os tamanhos

A pesquisa mostrou ainda que as pequenas e médias empresas, incluindo as startups, estão mais preocupadas em inovar, do que as grandes. Das companhias com até R﹩ 10 milhões de faturamento, 44% estão implementando uma estratégia de Transformação Digital. Das grandes, com faturamento acima de R﹩ 1 bilhão, 38,9% delas estão nesse mesmo estágio.

“O pequeno tem um contato com o cliente muito mais próximo. Além da geração que vem liderando as pequenas empresas e startups, que se sente mais disposta a tentar, errar, corrigir seus erros e readequar a rota de maneira mais rápida”, aponta Mateus Magno, co-CEO da Sambatech e Samba Digital.

Para o pós-pandemia, o executivo acredita que os investimentos serão mais pulverizados com pequenas empresas que têm uma personalização e maior velocidade.

“Elas têm um diferencial positivo ante as grandes: a tomada de decisão é mais curta”, reitera. Para o pós-pandemia, o executivo acredita que os investimentos serão mais pulverizados com pequenas empresas que têm uma personalização e maior velocidade. “Elas têm um diferencial positivo ante as grandes: a tomada de decisão é mais curta”, reitera.

 

Transformação Digital: questão cultural

Para finalizar, a pesquisa apontou a importância de times técnicos estarem cada vez mais conectados ao negócio e nas tomadas de decisões estratégicas.

“Vimos quatro pontos que se destacaram na pandemia. As empresas estão preocupadas com: como as pessoas estão; como a organização está; se a operação está adequada ao cenário interno e externo; e o que a tecnologia significa para ela. Esses são os principais questionamentos feitos antes de investir e inovar”, revela Mateus.

A estrutura do time de tecnologia também foi avaliada como um diferencial de empresas que investem na Transformação Digital segura. A maioria das companhias ainda opera em um modelo tradicional (infraestrutura, desenvolvimento, suporte e segurança), correspondendo a 36, 2% do total da pesquisa.

Porém, 28,7% delas já atuam com tribos e squads; 19,1% com Squads + DevOps; e 16% de maneira bimodal (time focado em projetos e time focado em sustentação). “Percebemos que as que sentiram mais rápido a necessidade de mudar, criaram squads. O movimento vai ocorrendo no mercado onde as squads passam a ser um dos caminhos a partir do surgimento de cases e da satisfação dos clientes”, afirma o CEO da unico, Diego Martins.

“Separar o time por squad permite que os desenvolvedores estejam junto nas tomadas de decisões e nos negócios. Não são apenas executores de uma demanda ou códigos. Hoje todas as áreas da empresa, como RH e Marketing, estão em transformação digital, não apenas a área de tecnologia. É a migração da mão de obra. Trazer a parte técnica para a não técnica. É dessa maneira que iniciamos uma transformação”, finaliza Caetano.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
  • United States+1
  • United Kingdom+44
  • Afghanistan+93
  • Albania+355
  • Algeria+213
  • American Samoa+1
  • Andorra+376
  • Angola+244
  • Anguilla+1
  • Antigua & Barbuda+1
  • Argentina+54
  • Armenia+374
  • Aruba+297
  • Ascension Island+247
  • Australia+61
  • Austria+43
  • Azerbaijan+994
  • Bahamas+1
  • Bahrain+973
  • Bangladesh+880
  • Barbados+1
  • Belarus+375
  • Belgium+32
  • Belize+501
  • Benin+229
  • Bermuda+1
  • Bhutan+975
  • Bolivia+591
  • Bosnia & Herzegovina+387
  • Botswana+267
  • Brazil+55
  • British Indian Ocean Territory+246
  • British Virgin Islands+1
  • Brunei+673
  • Bulgaria+359
  • Burkina Faso+226
  • Burundi+257
  • Cambodia+855
  • Cameroon+237
  • Canada+1
  • Cape Verde+238
  • Caribbean Netherlands+599
  • Cayman Islands+1
  • Central African Republic+236
  • Chad+235
  • Chile+56
  • China+86
  • Christmas Island+61
  • Cocos (Keeling) Islands+61
  • Colombia+57
  • Comoros+269
  • Congo - Brazzaville+242
  • Congo - Kinshasa+243
  • Cook Islands+682
  • Costa Rica+506
  • Croatia+385
  • Cuba+53
  • Curaçao+599
  • Cyprus+357
  • Czechia+420
  • Côte d’Ivoire+225
  • Denmark+45
  • Djibouti+253
  • Dominica+1
  • Dominican Republic+1
  • Ecuador+593
  • Egypt+20
  • El Salvador+503
  • Equatorial Guinea+240
  • Eritrea+291
  • Estonia+372
  • Eswatini+268
  • Ethiopia+251
  • Falkland Islands+500
  • Faroe Islands+298
  • Fiji+679
  • Finland+358
  • France+33
  • French Guiana+594
  • French Polynesia+689
  • Gabon+241
  • Gambia+220
  • Georgia+995
  • Germany+49
  • Ghana+233
  • Gibraltar+350
  • Greece+30
  • Greenland+299
  • Grenada+1
  • Guadeloupe+590
  • Guam+1
  • Guatemala+502
  • Guernsey+44
  • Guinea+224
  • Guinea-Bissau+245
  • Guyana+592
  • Haiti+509
  • Honduras+504
  • Hong Kong SAR China+852
  • Hungary+36
  • Iceland+354
  • India+91
  • Indonesia+62
  • Iran+98
  • Iraq+964
  • Ireland+353
  • Isle of Man+44
  • Israel+972
  • Italy+39
  • Jamaica+1
  • Japan+81
  • Jersey+44
  • Jordan+962
  • Kazakhstan+7
  • Kenya+254
  • Kiribati+686
  • Kosovo+383
  • Kuwait+965
  • Kyrgyzstan+996
  • Laos+856
  • Latvia+371
  • Lebanon+961
  • Lesotho+266
  • Liberia+231
  • Libya+218
  • Liechtenstein+423
  • Lithuania+370
  • Luxembourg+352
  • Macao SAR China+853
  • Madagascar+261
  • Malawi+265
  • Malaysia+60
  • Maldives+960
  • Mali+223
  • Malta+356
  • Marshall Islands+692
  • Martinique+596
  • Mauritania+222
  • Mauritius+230
  • Mayotte+262
  • Mexico+52
  • Micronesia+691
  • Moldova+373
  • Monaco+377
  • Mongolia+976
  • Montenegro+382
  • Montserrat+1
  • Morocco+212
  • Mozambique+258
  • Myanmar (Burma)+95
  • Namibia+264
  • Nauru+674
  • Nepal+977
  • Netherlands+31
  • New Caledonia+687
  • New Zealand+64
  • Nicaragua+505
  • Niger+227
  • Nigeria+234
  • Niue+683
  • Norfolk Island+672
  • North Korea+850
  • North Macedonia+389
  • Northern Mariana Islands+1
  • Norway+47
  • Oman+968
  • Pakistan+92
  • Palau+680
  • Palestinian Territories+970
  • Panama+507
  • Papua New Guinea+675
  • Paraguay+595
  • Peru+51
  • Philippines+63
  • Poland+48
  • Portugal+351
  • Puerto Rico+1
  • Qatar+974
  • Romania+40
  • Russia+7
  • Rwanda+250
  • Réunion+262
  • Samoa+685
  • San Marino+378
  • Saudi Arabia+966
  • Senegal+221
  • Serbia+381
  • Seychelles+248
  • Sierra Leone+232
  • Singapore+65
  • Sint Maarten+1
  • Slovakia+421
  • Slovenia+386
  • Solomon Islands+677
  • Somalia+252
  • South Africa+27
  • South Korea+82
  • South Sudan+211
  • Spain+34
  • Sri Lanka+94
  • St. Barthélemy+590
  • St. Helena+290
  • St. Kitts & Nevis+1
  • St. Lucia+1
  • St. Martin+590
  • St. Pierre & Miquelon+508
  • St. Vincent & Grenadines+1
  • Sudan+249
  • Suriname+597
  • Svalbard & Jan Mayen+47
  • Sweden+46
  • Switzerland+41
  • Syria+963
  • São Tomé & Príncipe+239
  • Taiwan+886
  • Tajikistan+992
  • Tanzania+255
  • Thailand+66
  • Timor-Leste+670
  • Togo+228
  • Tokelau+690
  • Tonga+676
  • Trinidad & Tobago+1
  • Tunisia+216
  • Turkey+90
  • Turkmenistan+993
  • Turks & Caicos Islands+1
  • Tuvalu+688
  • U.S. Virgin Islands+1
  • Uganda+256
  • Ukraine+380
  • United Arab Emirates+971
  • United Kingdom+44
  • United States+1
  • Uruguay+598
  • Uzbekistan+998
  • Vanuatu+678
  • Vatican City+39
  • Venezuela+58
  • Vietnam+84
  • Wallis & Futuna+681
  • Western Sahara+212
  • Yemen+967
  • Zambia+260
  • Zimbabwe+263
  • Åland Islands+358

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.