A Johnson Controls lançou seus novos dispositivos de combate a incêndio da série 700, os primeiros baseados em microprocessadores, que monitoram com precisão e respondem às condições de incêndio em edifícios. A inclusão de um microprocessador em toda a linha mostra que esses detectores convencionais oferecem algoritmos avançados, resultando no mesmo desempenho de detecção e rejeição de alarmes falsos dos detectores Gen6 lançados pela companhia.
Cada um dos dispositivos de combate a incêndio da série (701P, 701PH, 701H, 702H e 703H) respondem a parâmetros exclusivos, incluindo densidade de fumaça, temperatura fixa e taxa de aumento de temperatura. Em seguida, notificam os painéis de detecção de incêndio para fornecer uma resposta de alarme para zonas afetadas. Os detectores da Série 700 oferecem uma solução completa de detecção de incêndio – incluindo compensação de desvio – ideal para pequenos edifícios comerciais, como lojas de varejo e outros negócios.
“Esta série de produtos oferece uma solução de detecção de incêndio completa em edifícios e necessitam de apenas uma instalação no teto para completar a instalação. Além da confiabilidade e precisão, esta linha de detectores de incêndio foi projetada para reduzir os custos de instalação e manutenção do sistema para nossos clientes, por meio de uma instalação fácil e rápida e de uma vida útil estendida do detector”, disse Paul Grainger, gerente de produto da Johnson Controls.
Destaques dos dispositivos de combate a incêndio
O novos dispositivos de combate a incêndio a incêndio têm funções específicas para cada necessidade. Odetector de fumaça 701P funciona detectando a dispersão óptica de partículas de fumaça geradas em um incêndio. Esse procedimento é indicado para aplicações em áreas de serviços elétricos onde podem ocorrer superaquecimento dos cabos.
O modelo 701PH opera como um detector óptico padrão em condições ambientais normais. No entanto, quando uma elevação rápida na temperatura é detectada, a sensibilidade do detector óptico aumenta para ajudar a identificar melhor as partículas de fumaça. O 701PH é o primeiro detector convencional da Johnson Controls aprovado pela EN54-29, um padrão não harmonizado para detectores multissensores.
Os detectores 701P e 701PH oferecem compensação de limite, um recurso inteligente que monitora o nível de poeira e detritos dentro do detector óptico e ajusta o sensor para compensar a obstrução. Isso resulta em maior confiabilidade ao longo do tempo, maior vida útil dos detectores e menos necessidade de manutenção.
Já o sistema 701H é um detector de calor nível A1R que usa detecção de temperatura estática de taxa de aumento e 60° C, em que o elemento fixo fornece proteção contra incêndios em que a temperatura aumenta gradualmente.
No caso do 702H, temos um detector de calor A1S com temperatura de resposta estática de 60° C (EN54-5). Uma vez que responde apenas a essas temperaturas específicas, este detector é adequado para áreas de jantar de restaurantes, instalações de varejo e quartos de hotel.
Por fim, o detector de calor 703H tem uma temperatura de resposta estática de 90° C (EN54-5), que funciona melhor em áreas onde temperaturas mais altas são normais, como salas de caldeiras e cozinhas.